Exclusivo Em meio à tensão, deputado do União Brasil faz pedido polêmico a Lula; veja

O parlamentar fez um requerimento visando o envio de Indicação Legislativa ao Presidente Lula para solicitar a não ampliação das áreas de reserva ambiental

Em meio à tensão, deputado do União Brasil faz pedido polêmico a Lula; veja | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Antonio Carlos Nicoletti (União Brasil-RR) apresentou, nesta terça-feira (13), uma solicitação na Câmara dos Deputados que contém um tema polêmico em meio aos eventos recentes de defesa internacional do meio ambiente. 

O parlamentar fez um requerimento visando o envio de Indicação Legislativa ao Presidente Lula para solicitar a não ampliação das áreas de reserva ambiental no estado de Roraima. O pedido foi apresentado em um momento em que o Governo Federal busca agradar o União Brasil, partido do  então deputado.

No requerimento, Nicoletti argumenta que o estado de Roraima possui 67,4% do seu território destinado à áreas de proteção ambiental ou reservas indígenas, restando apenas 32,5% de áreas livres para uso produtivo, seja para a agricultura, pecuária ou povoamentos urbanos.

O parlamentar lembra ainda o projeto em tramitação no Supremo Tribunal Federal que trata sobre a demarcação de terras indígenas. Segundo ele, a possibilidade de demarcação de novas áreas indígenas ou mesmo o aumento das áreas de conservação ambiental acarreta na diminuição da área produtiva no Estado.

Importante ressaltar também que, em razão de sua condição geopolítica, particularmente a localização geográfica e a infraestrutura de transportes, o acesso precário a outros estados da Federação e mesmo aos países vizinhos, dificulta sobremaneira a logística. O abastecimento de produtos é bastante limitado, demorado e caro, o que reforça a importância de áreas do território suficientes para a produção local de produtos agropecuários para consumo e subsistência da população local.

 Julgamento demarcação de terras é adiado

O ministro André Mendonça requereu mais tempo para análise, pedindo vista, e adiou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que tem como objetivo deliberar sobre a aplicação do chamado "marco temporal" na demarcação de terras indígenas no país.

Caso essa tese seja aprovada, os povos originários somente poderão reivindicar a posse de áreas que já estivessem ocupando na data de promulgação da Constituição de 1988. Terrenos sem a presença de comunidades indígenas nesse período ou com a ocupação de outros grupos não poderiam ser demarcados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES