Partidos políticos são denunciados por fazerem propaganda irregular

Segundo a PRE-ES, legendas fizeram propaganda antecipada.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nove partidos políticos vão responder no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) por utilização indevida das inserções gratuitas na televisão no segundo semestre de 2013, segundo a Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE-ES). As legendas podem ser multadas em até R$ 25 mil e ter o direito de transmissão cassado em 2014.

A PRE-ES propôs representação contra o Democratas (DEM), Partido Popular Socialista (PPS), o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Verde (PV).

Segundo o órgão, as legendas realizaram propaganda eleitoral antecipada ou promoveram os interesses pessoais de possíveis candidatos, fato que é vedado pela lei eleitoral. Além disso, alguns deles não promoveram a participação feminina na política, evento exigido por lei.

Em julho, a PRE-ES já havia feito representações acerca das propagandas exibidas no primeiro semestre. Algumas legendas se adequaram, evitando novas ações, mas ainda foram constatados atos ilícitos neste segundo semestre. Caso o TRE-ES julgue procedentes os novos pedidos da PRE-ES, ele pode cassar esse direito de transmissão do partido em 2014 no tempo equivalente a cinco vezes ao das inserções ilícitas feitas. No caso dos partidos que fizeram propaganda antecipada, eles ainda podem ser multados em até R$ 25 mil, assim como os beneficiários.

Os partidos PSDB e PSB informaram que ainda não foram notificados e que só irão se pronunciar após serem comunicados oficialmente. O PT não deu retorno até o fechamento da reportagem. O G1 procurou os demais partidos, mas as ligações não foram atendidas, nos diretórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES