Pastor bolsonarista fica no lugar de Dallagnol; veja íntegra da recontagem!

Os candidatos do partido Podemos-PR, com exceção de Deltan Dallagnol, não atingiram o requisito estabelecido pelo artigo 108.

Itamar Paim em card com Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a cassação do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) concluiu nesta quarta-feira, 17 de maio, a retotalização dos votos proporcionais para o cargo de deputado federal. Esse processo de recontagem foi realizado por meio do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT).

Como resultado da retotalização, Itamar Paim, do partido PL, assumirá o cargo de deputado federal em substituição a Deltan Dallagnol, do Podemos-PR, cujo registro de candidatura foi indeferido de forma unânime pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros decidiram que os votos recebidos por Dallagnol seriam computados a favor do partido pelo qual concorreu.

Leia Mais

Paim é pastor evangélico, tem 49 anos e é bolsonarista fiel. Inclusive, divulgou cards com a imagem do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). 

CONFIRA A RETOTALIZAÇÃO COMPLETA DO TRE-PR

A retotalização ocorre por meio da interligação de sistemas. O Sistema de Candidaturas recebe a informação da decisão e automaticamente lança os dados para reprocessamento no SISTOT.

Os candidatos do partido Podemos-PR, com exceção de Deltan Dallagnol, não atingiram o requisito estabelecido pelo artigo 108 do Código Eleitoral em relação à votação nominal. De acordo com a norma, a votação nominal deve ser igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.

Embora o Podemos-PR tenha conseguido atingir esse quociente por meio da legenda, a votação nominal precisa preencher pelo menos 10% desse quociente eleitoral. O primeiro colocado do partido, que teve sua candidatura indeferida, obteve 344.917 votos, enquanto o candidato imediatamente posterior recebeu apenas 11.925 votos. Isso significa que ele não alcançou o percentual mínimo de 10% em relação ao quociente eleitoral, que foi de 201.288 votos nas Eleições de 2022. Consequentemente, de acordo com as disposições legais, Itamar Paim foi considerado eleito para o cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES