PEC deve garantir segurança jurídica a proprietários em região de litígio

O deputado Franzé Silva (PT) é presidente da Comissão de Estudos Territoriais e está acompanhando o processo entre Piauí e Ceará

Litígio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Comissão de Estudos Territoriais do Parlamento (CETE), anunciou que está estudando, junto com a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dê segurança jurídica aos proprietários de imóveis e empresas na região de litígio entre os estados do Piauí e do Ceará.

O objetivo, segundo Franzé, é que, resolvida a situação de litígio entre as duas unidades da federação, a população que vive nos municípios da região litigiosa não seja prejudicada pelos efeitos jurídicos advindos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), após a conclusão da perícia pelo Exército, que deve implicar em alterações territoriais. “A emenda à Constituição visa, portanto, assegurar os títulos legitimados no Ceará como títulos legítimos no Piauí”, pontua.

O processo sobre o litígio entre Piauí e Ceará se encontra com a ministra Cármen Lúcia, do STF, aguardando a realização da perícia, por ela determinada, por parte do Exército. Franzé Silva se diz confiante de que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja favorável ao Piauí, tal como o foi quanto ao litígio envolvendo Piauí e Tocantins, sobre o qual a Corte decidiu favoravelmente ao lado piauiense, o que garantiu um território de 140 km² para o município de Barreiras do Piauí.

Deputado Franzé comanda reunião da Comissão de Estudos Territoriais (Divulgação)

O litígio

O Governo do Piauí pagou o valor de R$ 6,9 milhões para o serviço de perícia a ser realizado pelo Comando do Serviço de Cartografia do Exército Brasileiro e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por ocasião da impetração, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-PI), da Ação Cível Ordinária 0001831 (24/08/2011), junto ao Supremo, contra o Ceará.

Em 2022, o litígio envolvendo os estados completa 142 anos. Isso, porque, a partir da publicação do Decreto Imperial Nº 3.012, de 22 de outubro de 1880 – que alterou a linha divisória das Províncias do Piauí e Ceará –, surgiram entre os dois entes federados três áreas de litígio em suas fronteiras, cuja área total é de 2.889 km² e envolve sete municípios do lado do Piauí e treze da parte do Ceará.

No caso do Piauí, os municípios são Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, São João da Fronteira, Pedro II, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio. No Ceará, os municípios são Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajaara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. A previsão de conclusão da perícia do Exército é neste ano de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES