Pela terceira vez Sâmia Bomfim tem microfone desligado na CPI do MST

A parlamentar do PSOL voltou a ter seu microfone desligado durante sua fala na CPI do MST. Já é a terceira vez em menos de duas semanas.

Sâmia Bomfim voltou a ter seu microfone cortado na CPI do MST | DCM - Foto: Reprodução/TV Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a sessão da CPI do MST ocorrida nesta quarta-feita (31), mais uma vez a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL- SP), teve seu microfone silenciado durante uma fala. Já é a terceira vez consecutiva que a parlamentar é silenciada enquanto vazia uma pergunta referente às próximas diligências da comissão. Durante o ocorrido Sâmia lembrou ao presidente sobre os inquéritos que ele possui na justiça, justamente por silenciá-la durante as reuniões da comimssão.

A trasmissão da CPI mostra quanndo o presidente da comissão, tenente-coronel Zucco (Republicanos - RS), interrompe a fala da deputada duas vezes em momentos consecutivos, mutando seu microfone. Mas, apesar disso, Sâmia continua falando e eleva seu tom de voz para ser ouvida, discutindo por um tempo considerável e exigindo sua vez de fala, pois ainda não havia concluído sua pergunta.

No vídeo é possível perceber certa indignação na voz de Sâmia, a situação se desenrolou após a deputada anunciar que faria perguntas referentes às diligências futuras, o que já estava incluso na pauta. Ao começar a preparar a pergunta, imediatamente seu microfone foi cortado. O relator da comissão, o deputado Ricardo Salles, aparece rindo da situação e vira seu microfone de mesa para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que era o convidado a depor na comissão nesta terça-feira, e também rio com o ocorrido.

Leia Mais

Mesmo silenciada, Sâmia disse em um tom de voz alto para que pudesse ser ouvida: "Tem um inquérito contra o senhor na PGR por cortar o microfone de deputadas e o senhor dá provas contra o senhor, o inquérito está aberto", afirmou a deputada ao presidente da CPI. Após a diligência ocorrida no dia 23 de maio, o Minstério Público Eleitoral pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigasse a denúncia de que o presidente estaria praticando uma possível violência política de gênero contra Bomfim. Além do ocorrido no dia 23, a deputada teve seu microfone mutado pela segunda vez ontem (30) e hoje (31) novamento, todas eles em reuniões da CPI do MST.

Em suas redes sociais, a deputada lamenta o ocorrido.

Segundo nota do site da Câmara, a violência política de gênero se caracteriza como "qualquer tentativa de excluir uma mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade", além das interrupções de fala constantes, cortar o som do microfone de Sâmia é considerado violência política de gênero. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES