Exclusivo Pesquisa Datamax mostra cenário das eleições para Prefeitura de Teresina

O levantamento ouviu 1000 eleitores com 16 anos ou mais, com margem de erro de 3,09% e nível de confiança de 95%.

Sílvio Mendes, Bárbara do Firmino e Fábio Novo | Raíssa Morais/Tiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa realizada pelo Instituto DataMax no período de 01 a 03 de agosto em todas as zonas de Teresina, revelou o atual cenário eleitoral para a Prefeitura da capital piauiense. O levantamento abordou diferentes cenários e considerou a intenção de voto espontânea e estimulada.

A pesquisa ouviu 1000 eleitores com 16 anos ou mais, com margem de erro de 3,09% e nível de confiança de 95%. 

Leia Mais

Na intenção de voto espontânea, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos na disputa municipal, o ex-prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, aparece com 15,9% das intenções, seguido por Bárbara do Firmino, do Progressistas, e Fábio Novo, do PT, ambos empatados na margem de erro com 7,3% e 5,7%, respectivamente. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT) obteve 1,3% no levantamento%; já o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) aparece com 1,2% das intenções de votos.

Superintendente da SAAD Sul, o deputado licenciado Jeová Alencar (Republicanos) figura com 0,80%; seguido pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), lembrado por 0,70%. O ex-secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma (Progressistas) é lembrado por 0,40%, mesmo índice do presidente da Câmara Municipal, o vereador Enzo Samuel (PDT). 

Outros nomes citados foram: o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues (Progressistas), o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e o ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) ambos com 0,30%. O pré-candidato do PSD e deputado federal Marcos Aurélio Sampaio foi mencionado por 0,20% dos entrevistados. 

Ainda aparecem na pesquisa com 0,10% cada: Dudu, Átila Lira, Beto Rego, Washington Bonfim, Karla Berger, Rafael Fonteles, Paulo Márcio, Dr Vinícius, Mão Santa, Major Diego, Lucy Soares, Gessy e Pablo Santos. 

A pesquisa ainda mostra que 60,5% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 3,4% declararam voto nulo ou em branco.

Cabe indicar que como o levantamento é espontâneo, os eleitores podem citar qualquer nome, isso explica a indicação de políticos que sequer manifestaram desejo de concorrer à Prefeitura no próximo ano

Na estimulada, polarização entre grupos políticos

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Mendes aparece com 37,2%, seguido por Bárbara do Firmino com 24,5% e Fábio Novo com 12,7%. 

Jeová Alencar (4,1%), Franzé Silva (2,7%) também foram citados. O atual prefeito, Dr. Pessoa obteve 1,9% das intenções, enquanto o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT) figura com 1,6%. O ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) soma 1,0%. Por fim, o pré-candidato do PSD, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio registra 0,70% e o médico Paulo Márcio (MDB) aparece com 0,30%. 

O número de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 8,8%, enquanto 4,5% declararam voto nulo ou em branco.

Cenário com Sílvio e Fábio

No segundo cenário estimulado, Sílvio Mendes continua em primeiro lugar com 57,7% das intenções de voto. Fábio Novo aparece em segundo lugar com 21,4%, seguido por Dr. Pessoa com 3,8%. Os eleitores que não souberam ou não opinaram totalizaram 11,2%, enquanto 5,9% afirmaram que votariam nulo ou em branco.

Cenário com Bárbara e Fábio

Já no terceiro cenário estimulado, considerando Bárbara do Firmino como candidata do grupo de Ciro Nogueira, a filha do ex-prefeito Firmino Filho surge como líder com 42,8% das intenções de voto, seguida pelo ex-secretário estadual de Cultura, Fábio Novo com 28,2%. 

O atual prefeito, Dr. Pessoa, figura com 3,9%. Aqueles que não souberam ou não opinaram representaram 16,8%, enquanto 8,3% afirmaram que votariam nulo ou em branco.

Franzé no confronto com Bárbara 

Considerando Franzé Silva como o candidato petista, no quarto cenário estimulado mensurado pelo DataMax, Bárbara do Firmino se destaca com 52,50% das intenções. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva surge em segundo com 10,80% e o atual prefeito Dr. Pessoa é o terceiro com 4,70%. A quantidade de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 20,6%, enquanto 11,4% declararam voto nulo ou em branco.

Cenário entre Sílvio e Franzé 

No último cenário estimulado, Sílvio Mendes mantém sua liderança com 63,7%, seguido por Franzé Silva com 10% e Dr. Pessoa com 4,10%. A quantidade de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 14,70%, enquanto 7,50% declararam voto nulo ou em branco.

DataMax mensura opinião sobre disputa interna do PT 

Além das intenções de voto, o Instituto DataMax também avaliou a opinião dos teresinenses em relação a dois pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores, que têm travado uma disputa ferrenha pela indicação da legenda. 

Sobre Fábio Novo, 33,5% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar nele, enquanto 22,4% declararam que não votariam de jeito nenhum. Aqueles que votariam com certeza representaram 22%, e 20,1% não souberam ou não opinaram.

No caso de Franzé Silva, a pesquisa revelou que 43,20% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Aqueles que poderiam votar somaram 22,6%, enquanto 24,9% não souberam ou não opinaram. Outros 9,3% afirmaram que votariam com certeza.

--



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES