Exclusivo 1ª pesquisa Datamax mostra cenário polarizado entre PP/UB e PT em Teresina

A pesquisa ouviu 1000 eleitores com 16 anos ou mais, com margem de erro de 3,09% e nível de confiança de 95%.

Sílvio, Bárbara e Fábio Novo se destacam | Raissa Morais/Ascom Alepi/Tiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa realizada pelo Instituto DataMax no período de 26 a 29 de junho em todas as zonas de Teresina, mensura a situação da disputa pela Prefeitura da capital piauiense em 2024. O levantamento abordou diferentes cenários e considerou a intenção de voto espontânea e estimulada.

A pesquisa ouviu 1000 eleitores com 16 anos ou mais, com margem de erro de 3,09% e nível de confiança de 95%

Leia Mais

Na intenção de voto espontânea, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos na disputa municipal, o ex-prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, lidera com 16,4% das intenções, seguido por Bárbara do Firmino, do Progressistas, e Fábio Novo, do PT, ambos empatados na margem de erro com 5,8% e 5,5%, respectivamente. 

Superintendente da SAAD Sul, o deputado licenciado Jeová Alencar (Republicanos) figura com 1,6%; já o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) aparece com 1,2% das intenções de votos. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT) obteve 1,1% no levantamento. 

Pesquisa espontânea

O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT); o ex-secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma (Progressistas) e o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas) aparecem com 0,8%, 0,6% e 0,5% das intenções, respectivamente. 

Os demais nomes citados foram: Ismael Silva (PSD) e Rafael Fonteles (PT) com 0,3%. Além de Wellington Dias (PT), Luciano Nunes (PSDB) e Washington Bonfim (PSB), que obtiveram 0,2% cada. 

Já Gessy Fonseca (Solidariedade), Leonardo Eulálio (PL), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego (PL), Fábio Abreu (PSD), Delegado Samuel Silveira (PP), Silas Freire e Ciro Nogueira (PP) obtiveram 0,1% cada. A pesquisa ainda mostra que 60,1% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 4,4% declararam voto nulo ou em branco.

Cabe indicar que como o levantamento é espontâneo, os eleitores podem citar qualquer nome, isso explica a indicação de políticos que sequer manifestaram desejo de concorrer à Prefeitura no próximo ano. 

Na estimulada, Sílvio, Bárbara e Fábio se destacam

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Mendes aparece com 37,6%, seguido por Bárbara do Firmino com 21,1% e Fábio Novo com 14,1%. 

Primeiro cenário da pesquisa estimulada

Jeová Alencar (7,1%), Franzé Silva (3,9%) e Enzo Samuel (2,5%) também foram citados. O atual prefeito, Dr. Pessoa obteve 1,7% das intenções. O número de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 7,1%, enquanto 4,9% declararam voto nulo ou em branco.

Sem Bárbara, Fábio rompe a marca de 20%Segundo cenário da pesquisa estimuladaNo segundo cenário estimulado, Sílvio Mendes continua em primeiro lugar com 56,1% das intenções de voto. Fábio Novo aparece em segundo lugar com 22,1%, seguido por Dr. Pessoa com 2%. Os eleitores que não souberam ou não opinaram totalizaram 12,2%, enquanto 7,6% afirmaram que votariam nulo ou em branco.

Com Franzé, Sílvio disparaTerceiro cenário da pesquisa estimuladaNo terceiro cenário estimulado, Sílvio Mendes mantém sua liderança com 61,9%, seguido por Franzé Silva com 10% e Dr. Pessoa com 2,2%. A quantidade de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 15,9%, enquanto 10% declararam voto nulo ou em branco.

No cenário sem Sílvio, Bárbara e Fábio Novo aparecem próximosQuarto cenário da pesquisa estimulada Já no quarto cenário estimulado, considerando Bárbara do Firmino como candidata do grupo de Ciro Nogueira, a filha do ex-prefeito Firmino Filho surge como líder com 38,2% das intenções de voto, seguida de perto pelo ex-secretário estadual de Cultura, Fábio Novo com 30%. 

O atual prefeito, Dr. Pessoa, figura com 2,1%. Aqueles que não souberam ou não opinaram representaram 18,2%, enquanto 11,5% afirmaram que votariam nulo ou em branco.

Com Franzé, Bárbara supera 48%Quinto cenário da pesquisa estimuladaConsiderando Franzé Silva como o candidato petista, no último cenário estimulado mensurado pelo DataMax, Bárbara do Firmino se destaca com 48,8% das intenções. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva surge em segundo com 13% e o atual prefeito Dr. Pessoa é o terceiro com 2,9%. A quantidade de eleitores que não souberam ou não opinaram foi de 20,8%, enquanto 14,5% declararam voto nulo ou em branco.

DataMax mensura opinião sobre Fábio Novo e Franzé Silva

Além das intenções de voto, o Instituto DataMax também avaliou a opinião dos teresinenses em relação a dois pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores, que têm travado uma disputa ferrenha pela indicação da legenda. 

Sobre Fábio Novo, 33,6% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar nele, enquanto 30,4% declararam que não votariam de jeito nenhum. Aqueles que votariam com certeza representaram 26,3%, e 9,7% não souberam ou não opinaram.

No caso de Franzé Silva, a pesquisa revelou que 50,4% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Aqueles que poderiam votar somaram 25,3%, enquanto 14,9% não souberam ou não opinaram. Apenas 9,4% afirmaram que votariam com certeza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES