Exclusivo Petista quer proibir divulgação de imagem de autores de massacre e chacinas

Em caso de descumprimento do disposto neste projeto de lei, será realizada a aplicação de multa de R$ 100.000,00

Petista quer proibir divulgação de imagem de autores de massacre e chacinas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Denise Pessôa (PT/RJ) apresentou, nesta segunda-feira (29), um projeto de lei que dispõe sobre a vedação da divulgação da imagem, do vídeo e dados pessoais de autores de crimes de terrorismo, massacres e chacinas, pelos veículos de comunicação e todas as formas de mídia, incluindo as plataformas digitais.

Segundo a proposição, caso seja aprovada, fica proibida a divulgação, exibição, publicação, transmissão e compartilhamento, do nome e qualquer identificação pessoal, imagem e vídeos dos autores de crimes de massacre, chacina e terrorismo, por todos os veículos de comunicação e formas de mídia.

Em caso de descumprimento do disposto neste projeto de lei, será realizada a aplicação de multa de R$ 100.000,00 (cem mil), por dia de divulgação, exibição, publicação, transmissão e compartilhamento.

Em sua justificativa, a parlamentar argumentou que nos últimos anos acompanhamos o crescimento dos crimes de massacre, sendo o último, ocorrido em 05 de abril na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau/SC, vitimando 04 crianças. Para ela, o  crescimento da violência é "reflexo de práticas incentivadas nos últimos anos".

Nesse sentido, sabedores da importância primordial dos veículos de comunicação e liberdade de imprensa, propõe-se projeto visando não tornar criminosos em modelos ou heróis para potenciais delituosos, ficando garantida a liberdade de comunicação insculpida no ao art. 5º, IX, da Constituição Federal, a manifestação e informação asseguradas no art. 220, caput e § 1º, também da Carta Magna.

Ainda segundo a parlamentar, o PL tem o objetivo de combater a propagação e incentivo à violência, fazem-se necessárias medidas que restringem a disseminação do ódio e violência. De acordo com ela, estudos demonstram que a divulgação de cenas de crime e seus autores propaga, instiga, incentiva e encoraja outras pessoas a também cometerem crimes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES