PF apreende celular de Marcos do Val, mas STF nega prisão do senador

As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Brasília (DF) e Vitória (ES), inclusive no gabinete de Do Val no Senado Federal

Marcos do Val está sob investigação | William Borgmann/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) apreendeu o celular do senador Marcos do Val (Podemos-ES), durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A operação aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), dia em que o parlamentar completa 52 anos. 

As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Brasília (DF) e Vitória (ES), inclusive no gabinete de Do Val no Senado Federal, onde foram apreendidos documentos e um pendrive. 

A prisão de Marcos do Val (Podemos-ES) chegou a ser solicitada, mas o pedido foi negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou apenas a realização de buscas e apreensão. O STF também determinou que do Val preste depoimento.

A investigação que resultou na operação foi conduzida pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DICOR) pela equipe do delegado Ricardo Saadi. Ele é diretor de investigação e combate ao crime organizado e à corrupção do DICOR.

Redes sociais desativadas

A operação foi embasada em indícios provenientes de postagens do senador em redes sociais. No início do ano, o ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de uma investigação com base no relato do senador Marcos do Val, que mencionava uma suposta articulação de um golpe, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Os perfis do parlamentar no Twitter, Facebook e Instagram também foram tirados do ar, nesta quinta-feira. “A conta @marcosdoval foi retida no Brasil "em resposta à uma demanda legal”, escreve o Twitter ao acessar o perfil de do Val. A Assesoria de Comunicação do Senador informou que Marcos do Val não vai comentar sobre o assunto.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES