PF faz operação contra bolsonaristas que incitaram e atuaram no ataque do 8/1

As ações visam apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas cidades de João Pessoa, Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT)

Avalie a matéria:
PF faz operação contra bolsonaristas que incitaram e atuaram no ataque do 8/1 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (21), a Polícia Federal iniciou uma nova etapa da Operação Lesa Pátria, com o propósito de identificar indivíduos que instigaram e participaram dos eventos ocorridos em 8 de janeiro. Dez investigados estão sujeitos a medidas, incluindo duas prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão, todos emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações visam apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas cidades de João Pessoa, Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT).

Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

Deflagrada dias após o 8 de janeiro, a Lesa Pátria ser tornou permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. A operação da PF tem origem nas quatro frentes de investigação abertas após os atos de 8 de janeiro.

Uma das frentes da investigação visa identificar os possíveis autores intelectuais, sendo esta a linha que pode envolver o ex-presidente Jair Bolsonaro. Outra abordagem tem como alvo mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento, bem como pelo transporte de apoiadores de Bolsonaro para Brasília. 

O terceiro enfoque da Polícia Federal concentra-se nos vândalos, com o objetivo de identificar e detalhar a conduta de cada indivíduo envolvido na depredação dos prédios históricos da capital federal. A quarta linha de investigação foca em autoridades que foram omissas durante os eventos de 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos envolvidos nos incidentes.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES