PGR denuncia deputado Gustavo Gayer por racismo e ofensas a africanos

O deputado também respondeu ao apresentador do programa, Rodrigo Arantes, que comparou o QI de macacos com o QI médio na África.

Deputado Gustavo Gayer | Bruno Spada/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República moveu uma denúncia contra o deputado federal Gustavo Gayer, do PL de Goiás, no Supremo Tribunal Federal, buscando sua condenação por injúria e racismo. Caso a condenação ultrapasse quatro anos de pena privativa de liberdade, a PGR solicita a declaração de perda do mandato parlamentar.

Em um episódio do podcast "Três Irmãos" em junho, Gayer afirmou que na África "quase todos os países lá são ditadores" e argumentou que a democracia não prospera no continente devido à suposta falta de capacidade cognitiva da população para distinguir o certo do errado. O deputado também respondeu ao apresentador do programa, Rodrigo Arantes, que comparou o QI de macacos com o QI médio na África, sendo ambos denunciados pela PGR.

Durante a discussão, Gayer ainda afirmou que a situação no Brasil, especialmente durante o governo Lula (PT), é semelhante, descrevendo o povo como "burro" e focado em "picanha e cerveja". Além das acusações de injúria e racismo, a PGR pede a aplicação de uma multa mínima de R$ 1 milhão, a ser destinada a políticas públicas de combate ao racismo. A ação foi desencadeada por denúncias de parlamentares como Célia Xakriabá, Erika Hilton, Luciene Cavalcante e Talíria Petrone, do PSOL, e do ministro Silvio Almeida.

Em resposta às críticas nas redes sociais, Gayer alegou que sua fala foi tirada de contexto e que, anteriormente, mencionou a subnutrição como um problema na África que afeta o QI da população. Alegou que as interpretações como racistas eram infundadas.

O Painel revelou que Gayer se declarou como pardo ao concorrer à prefeitura de Goiânia em 2020 e como branco na eleição subsequente para o cargo de deputado federal em 2022. Questionado sobre essa discrepância, o deputado ironizou, dizendo que se autodeclara "moreno jambo" e "verde", e que geralmente é o partido quem preenche essas informações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES