PGR pede ao STF fim do 'Dia do Patriota' no 8 de janeiro em Porto Alegre

Nessa data, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília

PGR pede ao Supremo fim do 'Dia do Patriota' no 8 de janeiro em Porto Alegre | Fotos: Agência Brasil e Cristina Beck/Câmara Municipal de Porto Alegre
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (25), a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de obter uma declaração de inconstitucionalidade da lei municipal de Porto Alegre. Essa lei estabelece o dia 8 de janeiro como o "Dia do Patriota", em comemoração. Nessa data, ocorreu a invasão e a depredação das sedes dos três Poderes em Brasília por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ação foi apresentada pelo subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. Ele pede que o processo seja analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que investigam os ataques.

"É inadmissível a elaboração de leis imorais e antirrepublicanas, cujo propósito seja exaltar e comemorar a prática de atos contrários ao Estado democrático de Direito. Tais atos, em lugar de serem estimulados, exaltados e promovidos, importam ser devidamente sancionados e punidos com os rigores da lei pelas autoridades competentes", diz trecho da ação.

Carlos Frederico também ressalta que a referida lei transgride os princípios fundamentais da república, da democracia e da moralidade. Ele destaca que essa ação é a única maneira de "sanar a lesividade da norma de forma ampla, geral e imediata". A petição ainda requer a manifestação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que até o momento não se pronunciou a respeito da lei e, de forma compulsória, permitiu sua promulgação. Além disso, solicita a participação do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB), e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Neste sábado (26), o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), disse que uma lei não pode homenagear "uma data de perpetração de crimes". "Sob a ótica do direito constitucional, a resposta é muito clara. A lei afronta os princípios da moralidade, da forma republicana, do sistema representativo e do regime democrático."

Pelas redes sociais, a senadora Eliziane Gama (PSD-AM), relatora da CPI do 8 de janeiro, afirmou que a criação da data comemorativa em Porto Alegre é um ato estarrecedor. "É perturbador ver promoção de evento que feriu a democracia e que entrou para capítulo das histórias mais tristes", escreveu.

A lei promulgada em Porto Alegre foi proposta em 15 de março pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL) e promulgada por Hamilton Sossmeier, em 10 de julho. Bobadra perderia o mandato cinco meses após propor a lei, ao ser derrotado em recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Ele foi cassado por abuso de poder econômico por utilizar sozinho 43% dos recursos do fundo eleitoral do então PSL, partido pelo qual se candidatou e se elegeu em 2020. Nas eleições de 2022, Bobadra se envolveu em uma briga com socos e cadeiradas com o colega Leonel Radde (PT).

(Com informações da Folhapress - Cézar Feitoza)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES