PGR rejeita recurso protocolado por Collor e mantém pena por corrupção e lavagem

O ex-presidente buscou derrubara a decisão do STF, mas foi interceptado pela procuradora-geral provisória

Ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (03), a Procuradoria-Geral da República (PGR) contestou um recurso apresentado pelo ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o condenou a oito anos e 10 meses de prisão. O julgamento desse recurso é uma etapa crucial para a conclusão do processo, abrindo caminho para o cumprimento da pena.

O julgamento de Collor e outros dois réus foi encerrado pelo STF no final de maio, e o acórdão foi publicado em 21 de setembro, apresentando a íntegra dos votos. Na semana passada, os três réus entraram com embargos de declaração, um tipo de recurso usado para esclarecer pontos da decisão. Com a resposta da PGR, a responsabilidade agora recai sobre o relator do caso, Edson Fachin, que decidirá sobre a liberação dos recursos para julgamento.

Leia Mais

A condenação de Collor, que envolve corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um esquema relacionado à BR Distribuidora investigado pela Operação Lava-Jato, desencadeou uma série de questionamentos nos embargos. Os réus contestam pontos do acórdão, incluindo a alegação de que Collor não teria respondido à tese das defesas, argumentando que o processo se baseou exclusivamente em delações premiadas. Também é questionada a forma de definição das penas.

Em resposta, a PGR alega que os réus buscam "reabrir a discussão da causa, promover a rediscussão de premissas fáticas e provas, além de atacar, por meio de via indevida, os fundamentos do acórdão condenatório", argumentando que essa não é a função dos embargos. Sobre o questionamento de que o acórdão não cita provas além das delações, a peça afirma que há "robusto conjunto probatório indicando a existência dos crimes".

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES