Piauí lança 2º edital do Programa de Alimentação Saudável nesta quinta

Programa tem como meta beneficiar 40 mil famílias.

Programa beneficia agricultura familiar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo edital do Programa de Alimentação Saudável será lançado nesta quinta-feira, 11, pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em solenidade no Palácio de Karnak, às 16h.

O programa, com investimento de R$ 2 milhões, tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar e a meta é beneficiar 40 mil famílias.

O novo edital permitirá o credenciamento de organizações sociais sem fins lucrativos e cooperativas que serão fornecedores de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Os produtos serão destinados à doação simultânea a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. A previsão é de que 600 toneladas de alimentos sejam comprados.

Programa pretende incluir 40 mil famílias no Piauí (Divulgação)Programa promove inclusão produtiva rural das famílias

Segundo a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, o programa promove a inclusão produtiva rural das famílias e surgiu em meio à pandemia, para reduzir os índices de insegurança alimentar.

“É um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social e tem como objetivo adquirir os alimentos agroecológicos dos agricultores e agricultoras familiares e doar para entidades que desenvolvem ações para as famílias em vulnerabilidade social. São recursos do Governo do Estado e de emendas de parlamentares que acreditam na força da nossa agricultura familiar”, conta.

Cabe ressaltar que o Programa de Alimentação Saudável (PAS) foi uma forma encontrada pelo Governo do Piauí em garantir recursos próprios para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, uma vez que nos últimos dez anos, caíram em mais de 95% a comercialização, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que advém do orçamento federal, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e o Emater. No primeiro edital, em 2020, quase 1 milhão e meio de reais foram investidos na compra de alimentos da agricultura familiar e aproximadamente 20 mil famílias foram beneficiadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES