Pré-sal: Prefeitos do PI acompanham votação hoje

A mobilização dos gestores piauienses é motivada pelo montante que as Prefeituras começarão a receber a partir deste ano.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 30 prefeitos do Piauí acompanham hoje, em Brasília, a votação que irá definir a distribuição dos recursos obtidos com a exploração do petróleo da camada pré-sal. A mobilização dos gestores piauienses é motivada pelo montante que as Prefeituras começarão a receber a partir deste ano. Se o destaque defendido pela bancada piauiense for aprovado, alguns municípios poderão ter até R$ 5 milhões por ano a mais nas receitas.

A emenda de autoria dos deputados federais Ibsen Pinheiro (PMDB), e Humberto Souto (PPS-MG), determina que os royalties e participações especiais do pré-sal serão rateados entre todos os Estados (50%) e municípios (50%) de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados e Municípios. A maioria das cidades piauienses possui FPM 0.6, e receberá 1,3 milhões anualmente. Ao todo, o Piauí poderá ganhar até R$1,4 bilhões.

Para o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), a mobilização na luta para conseguir aumentar os recursos do pré-sal destinado para os Estados não-produtores, como o Piauí, será intensificada com a participação dos prefeitos, já que os benefícios de uma vitória alcançarão também os municípios, além dos cofres do Governo estadual. A comitiva organizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) será engrossada pelo prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) e pelos deputados estadual e presidente da Assembléia, Themístocles Sampaio Filho (PMDB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES