Projeto do pré-sal será votado na 2ª quinzena de março

Dias se reuniu com José Sarney, Marco Maia e governadores de 17 Estados.

Wellington Dias. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Wellington Dias (PT) adiantou ontem que a votação do projeto que prevê a redistribuição dos royalties do pré-sal para todos os Estados e municípios do Brasil deve acontecer na segunda quinzena de março. Dias se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara, Marco Maia, e governadores de 17 Estados, além de vários parlamentares, e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

?O presidente Marco Maia está fazendo um esforço para colocar o projeto em votação. Já temos mais de 300 assinaturas para garantir a urgência do projeto na Câmara?, pontuou Wellington Dias, autor do projeto que será votado na Câmara. A ideia é que o projeto seja votado sem modificações em relação ao que foi aprovado em outubro de 2011 no Senado Federal.

Segundo o senador com o pré-sal, seriam mais R$ 370 milhões para novos investimentos somente no estado do Piauí. ?Buscamos um entendimento com todos os Estados de forma a regulamentar e atualizar a legislação que trata do petróleo brasileiro para que todos pudessem participar dessa imensa riqueza que pode mudar a cara do futuro do Brasil?, disse.

Na reunião, que aconteceu na sala da Presidência do Senado, em Brasília, também foram discutidas a questão das dívidas dos Estados e o reajuste do piso nacional dos professores. Wellington disse que prefeitos e governadores querem ajuda do Congresso para tentar um acordo com o governo federal que permita cobrir parte dos gastos que os municípios terão com o pagamento do Piso Nacional do Magistério.

Para 2012, o Ministério da Educação definiu em R$ 1.451 o valor do piso, um aumento de 22,22% em relação a 2011.

Wilson cancela viagem por orientação médica

O encontro do governador com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), para discutir, entre outros temas, a distribuição dos royalties do pré-sal e o piso nacional do magistério, foi cancelado. Palácio de Karnak não informou o motivo do cancelamento na viagem oficial a Brasília, mas informações apontam que Wilson teria optado por permanecer no Estado atendendo a orientação médica.

Durante o II Fórum de Governadores do Nordeste da gestão 2011/2014, realizado em Fortaleza em junho de 2011, o governador foi escolhido como um dos intermediadores das regiões Nordeste e Norte nas negociações para a aprovação da redistribuição dos royalties de petróleo extraído no pré-sal.

Há cerca de 20 dias Wilson Martins teve alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para retirada de um cisto no rim esquerdo. O procedimento teve caráter preventivo e não tem relação com a cirurgia realizada em 2010, quando o governador retirou um tumor no rim direito.

Com o cancelamento da viagem, o governador teve a agenda modificada. Ontem, Martins realizou despachos internos com o Secretário de Governo, Wilson Brandão; com o Superintendente de Articulação da Gestão Governamental, José Augusto; com o Superintendente de Relações Institucionais e Sociais, Pompilio Evaristo e uma reunião o Secretário de Desenvolvimento Rural, Coordenador do CAF e Gestor do Crédito Fundiário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES