Presidente da CPI do 8/1 descarta incluir assunto das joias de Bolsonaro

Maia descartou avaliar o caso após o deputado Duarte Junior (PSB-MA) sugerir que a comissão se debruçasse sobre o tema.

Arthur Maia é presidente da Comissão que investiga os atos de 8 de janeiro deste ano | Reprodução/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Arthur Maia, presidente da CPI do 8 de janeiro, declarou, nesta terça-feira (15), que não planeja incluir as suspeitas de desvio de joias presenteadas por autoridades estrangeiras ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas investigações da comissão que investiga os ataques ao Planalto ocorrido no início deste ano.  

Maia descartou avaliar o caso após o deputado Duarte Junior (PSB-MA) sugerir que a comissão se debruçasse sobre o tema. O parlamentar argumentou que a CPI deveria avaliar, entre outros pontos, se a venda das joias teria como objetivo financiar atos antidemocráticos. Ele também pediu quebra de dados telemático e fiscal do ex-presidente. Contudo, Maia alegou não ver conexão entre esses acontecimentos e os eventos de 8 de janeiro.  

"Não consigo enxergar nenhum nexo de causalidade nem de relação com o que aconteceu no dia 8 de janeiro e com um presente que eventualmente, não estou dizendo que isso aconteceu, o presidente teria recebido, e que ao invés de declarar, tomou como pessoal", disse o presidente da CPI em reportagem da Folhapress.

A relatora da CPI, Eliziane Gama, insistiu em incluir o caso das joias nas investigações para entender o financiamento de atos antidemocráticos. "Uma das buscas da CPI é entender quem financiou os atos antidemocráticos", afirmou a senadora.

Eliziane Gama busca compreender se recursos mencionados em negociações feitas por Mauro Cid, ex-chefe dos ajudantes de ordem de Bolsonaro, foram usados para financiar manifestações. Diversos parlamentares solicitaram convocações e quebras de sigilo relacionados a Bolsonaro e sua esposa Michelle após a ação da Polícia Federal. A PF conduziu uma operação recentemente para investigar um possível esquema de desvio dessas joias e sua tentativa de venda.

A CPI ouviu o repórter-fotográfico Adriano Machado, que cobriu os ataques dentro do Palácio do Planalto. Houve debate sobre imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça. Maia descartou acionar a polícia para buscar essas imagens.

CPI ouve fotógrafo que registrou ataques

A CPI ouve nesta terça-feira (15), o repórter-fotográfico Adriano Machado, da agência de notícias Reuters, que fez a cobertura jornalística dos ataques golpistas dentro do Palácio do Planalto. A relatora da CPI defendeu o trabalho da imprensa e disse que Machado nem sequer deveria ter sido chamado para a comissão. Antes do depoimento, parte dos membros da CPI afirmou que o Ministério da Justiça não entregou todas as imagens registradas por câmeras de segurança da pasta no dia 8 de janeiro.

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pediu que fosse feita uma busca e apreensão no ministério comandado por Flávio Dino (PSB-MA). O presidente da CPI descartou a possibilidade de acionar a polícia para buscar as imagens. "Não sou homem de bravatas, de dizer que vou mandar Polícia do Senado para cumprir mandato de ordem de busca e apreensão", disse Arthur Maia.

O deputado disse que questionou o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o alcance de uma decisão dada pelo ministro Alexandre de Moraes para a entrega das imagens do Ministério da Justiça. "O pedido da CPMI foi muito além daquilo que foi enviado", disse o presidente da CPI.

Com informações da Folhapress.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES