Base governista busca quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e de Michelle

Os parlamentares investigam possíveis desvios de presentes de alto valor oferecidos por autoridades estrangeiras ao ex-presidente

Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro | Carla Carniel/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Membros da base governista que fazem parte da CPI do 8 de Janeiro planejam trazer à pauta, ao longo desta semana, um requerimento para obter acesso às transações bancárias realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Essas informações seriam solicitadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), um órgão voltado para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro, que tem elaborado Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) sempre que requisitado pela comissão. Um desses relatórios expôs, por exemplo, que Bolsonaro recebeu R$ 17 milhões em doações via Pix.

Leia Mais

A bancada já havia tentado incluir na pauta o acesso a essas informações bancárias, mas não obteve êxito. Dessa vez, existe uma maior expectativa de que o presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), aceite encaminhar o requerimento para votação, especialmente porque a comissão é em sua maioria composta por membros da base governista.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), principal articulador da proposta, destaca: “Acredito que já temos evidências suficientes para solicitar a quebra do sigilo de ambos”. Ele acrescenta que, anteriormente, o presidente da comissão havia mencionado que não havia fundamentos sólidos que justificassem a inclusão do requerimento na pauta, mas não descartou a possibilidade de considerar a medida com base em acontecimentos futuros.

Correia observa que a medida continua válida mesmo após a Polícia Federal (PF) requerer a quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-presidente e da ex-primeira-dama, em relação a um inquérito que investiga possíveis desvios de presentes de alto valor oferecidos por autoridades estrangeiras a Bolsonaro. O deputado petista argumenta que a CPI pode contribuir para a investigação em curso.

A intenção da base governista é inserir o requerimento na pauta na próxima terça-feira (15). Na mesma sessão, também será proposta a avaliação da solicitação para reter os passaportes de Bolsonaro e Michelle, uma iniciativa liderada por Rogério Correia e pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES