Presidente do BC anuncia início de corte na Selic; preços sofrerão impacto

Mesmo com a previsão de queda da inflação, Campos Neto disse que BC não tomará decisões precipitadas

Campos Neto pede que empresários tenham "paciência" | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (12), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que os cálculos de queda nas projeções de inflação possibilitam que o órgão inicie o processo de corte da taxa básica de juros do país (Selic), hoje fixada em 13,75% ao ano. Porém, ele também relatou que o BC não tomará decisões precipitadas ou de forma artificial sobre a questão.

“Temos que manter a inflação sob controle. O trabalho está sendo feito e entendemos que está no caminho certo. Há um cenário bom, com crescimento sendo revisado para cima e inflação sendo revisada para baixo. Isso abre espaço. Estamos perto da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), eu sou um voto de nove, e não posso adiantar nada do que pode ser feito”, disse durante evento promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), em São Paulo.

Leia Mais

Nesse caso, o presidente do BC referia-se às expectativas anunciadas nesta segunda pelo Relatório Focus, o qual consultou cerca de 150 instituições financeiras. Os cálculos para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2023, saiu de 5,69% para 5,42%, enquanto que o Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 1,68% para 1,84%.

Campos Neto pediu que empresários tenham "paciência". “Entendendo a insatisfação com os juros, mas é preciso ter paciência. Entendo que as empresas estão sentindo muito, algumas mais que outras, e vamos fazer uma força para atingirmos um ambiente de estabilidade para todos o mais rápido possível, mas fazer isso de forma artificial não alcançará o resultado esperado”, declarou.

O presidente do Banco Central reiterou que a obrigação da política monetária é fazer com que a inflação atinja a meta estabelecida pelo governo, hoje fixada em 3,25%. “Tentamos fazer o processo da maneira mais rápida para ter o mínimo de dor possível”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES