Presidente Lula decide sobre ida à posse de Milei na Argentina

Lula enviará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como seu representante.

Lula decide não ir à posse do presidente da Argentina | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por não comparecer à posse do ultradireitista Javier Milei (La Libertad Avanza) em Buenos Aires, no próximo domingo (10). Em vez disso, Lula enviará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como seu representante. 

A decisão foi motivada pela falta de clima após Milei ter proferido ofensas contra Lula durante a campanha, chamando-o de "ladrão" e "corrupto". Apesar do convite do ultradireitista para a posse, o chefe de Estado brasileiro foi aconselhado a evitar o evento. 

Javier Milei, conhecido por suas críticas a Lula, convidou previamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para sua posse, após vencer as eleições com 55,6% dos votos. A relação entre Milei e Bolsonaro tem sido próxima, com o presidente argentino eleito se declarando apoiador do líder brasileiro. Contudo, durante uma entrevista ao canal argentino Todo Notícia, em meados de novembro, Milei declarou que Lula "será bem-vindo" e o reconheceu como o presidente do Brasil.

Milei, que defende uma agenda entreguista, planeja privatizar petroleiras estatais argentinas e empresas de comunicação públicas, além de propor a dolarização da economia. O ultradireitista venceu a eleição com 55% dos votos.

Na semana passada, Javier Milei confirmou em uma entrevista à rádio argentina Continental que o novo ministro da Economia será Luis Caputo. A revelação aconteceu após o retorno de Milei de sua primeira viagem internacional como chefe de Estado, uma visita aos Estados Unidos.

Luis Caputo, que já ocupou o cargo de ministro da Economia e presidente do Banco Central (BC) durante o mandato do ex-presidente Mauricio Macri, é conhecido por suas sólidas conexões com o cenário econômico do país. Argentina enfrenta, atualmente, uma crise econômica acentuada, evidenciada por uma inflação que ultrapassa 140% nos últimos 12 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES