Após Bolsonaro confirmar presença, Milei diz que Lula 'será bem-vindo' em sua posse

A possível participação de Lula na posse de Milei foi vista com constrangimento pelo ex-embaixador do Brasil na Argentina, Marcos Azambuja

Javier Milei e Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite desta quarta-feira (22), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, manifestou sua disposição em receber o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua posse, marcada para o dia 10 de dezembro. Durante uma entrevista ao canal argentino Todo Notícia, Milei declarou que Lula "será bem-vindo" e o reconheceu como o presidente do Brasil.

Sem entrar em detalhes sobre os atritos anteriores, Milei, que durante a campanha referiu-se a Lula como "ladrão", "comunista furioso" e "ex-presidiário", destacou que houve "curtos-circuitos na campanha". A possível presença de Lula na cerimônia de posse foi sugerida por Diana Mondino, cotada para assumir o Ministério das Relações Exteriores, que expressou o desejo de convidar o ex-presidente brasileiro, ressaltando a histórica relação entre Brasil e Argentina.

Javier Milei, conhecido por suas críticas a Lula, convidou previamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para sua posse, após vencer as eleições com 55,6% dos votos. A relação entre Milei e Bolsonaro tem sido próxima, com o presidente argentino eleito se declarando apoiador do líder brasileiro. Em contrapartida, Lula demonstrou cautela em relação aos acontecimentos na América do Sul, indicando a necessidade de uma abordagem equilibrada e republicana nas relações com os países vizinhos.

A possível participação de Lula na posse de Milei foi vista com constrangimento pelo ex-embaixador do Brasil na Argentina, Marcos Azambuja, que considerou a situação embaraçosa para todos os presentes. Enquanto Lula parabenizou Milei pela vitória no segundo turno, destacando a importância do respeito à democracia e à vontade da maioria dos argentinos, o presidente brasileiro também expressou preocupação com o futuro das negociações entre o Mercosul e a União Europeia diante das posições de Milei, que é contrário ao bloco sul-americano.

A relação política entre Milei e Lula será observada atentamente, especialmente considerando a proximidade do presidente argentino eleito com Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES