Procurador-Geral vê “elo relevante” entre Roberto Jefferson e o 8 de janeiro

No parecer enviado ao ministro Alexandre de Moraes, Gonet se opõe ao pedido da defesa de Jefferson para transferir o processo para fora do STF.

Procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou parecer sobre Roberto Jefferson para o STF | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, informou nesta sexta-feira (19), ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a investigação envolvendo o ex-deputado Roberto Jefferson pode ter um "elo relevante" com os atos ocorridos em 8 de janeiro.

No parecer enviado ao ministro Alexandre de Moraes, Gonet se opõe ao pedido da defesa de Jefferson para transferir o processo para fora do STF, destacando que as acusações contra o ex-parlamentar estão relacionadas aos crimes ocorridos durante os eventos de 8 de janeiro de 2023. 

Em 2022, Jefferson virou réu no STF sob a acusação de incentivar a invasão do Senado e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2023, Jefferson foi preso após ofensas à ministra Cármen Lúcia e confronto armado com a Polícia Federal, resultando em acusações de tentativa de homicídio e tornando-o réu na Justiça Federal.

O procurador enfatiza que as ações de Jefferson se caracterizam como uma estratégia de rompimento condenável da ordem política.

“Os fatos imputados ao réu Roberto Jefferson podem ser vistos como elo relevante nessa engrenagem que resultou nos atos violentos de 8 de janeiro de 2023. Essa perspectiva se fortalece na consideração de que se atribui ao réu, além de haver utilizado parte da estrutura partidária financiada pelo erário para fragilizar as instituições da República, ter formulado publicamente túrpidos ataques verbais contra instituições centrais da República democrática, num esforço que a visão deste momento permite situar como estratégia dirigida a fomentar movimento de rompimento condenável da ordem política”, escreveu o procurador.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES