Projeto que amplia recursos para Embrapa é aprovado

Comissão de Agricultura aprova projeto que amplia recursos para Embrapa.

Redecker diz que proposta fortalece instituição ao garantir maior autonomia financeira | Cleia Viana/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 5999/19, que autoriza a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a receber os recursos oriundos de transferência de tecnologias e licenciamento comercial de seus produtos e serviços foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

O projeto já foi aprovado pelo Senado. Na Câmara, recebeu parecer favorável do relator, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS).  Atualmente, não existem mecanismos jurídicos que permitam que a empresa de pesquisa fique com os recursos obtidos de licenciamento de produtos e transferência de tecnologia.

Para o relator, a proposta fortalece a instituição, que ganha mais uma fonte de receita. Hoje, a Embrapa recebe recursos do Orçamento da União e de convênios ou contratos de prestação de serviços.

Redecker diz que proposta fortalece instituição ao garantir maior autonomia financeira (Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Recursos da União

“Sem que haja maior autonomia [financeira], contingenciamentos orçamentários de recursos da União, em um cenário de restrição fiscal crescente, devem dificultar cada vez mais o planejamento e a execução de suas atividades”, disse Redecker.

O projeto determina também que os recursos arrecadados por meio de contratos de transferência de tecnologia deverão ser aplicados exclusivamente em pesquisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES