PT e PSOL denunciam trio de empresários pelo rombo financeiro nas lojas Americanas

Os parlamentares dos partidos atribuem a autoria da fraude aos administradores da empresa

Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles | Editora Sextante/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (26), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar o rombo bilionário nas contas da empresa Americanas está programada para votar seu relatório final. No entanto, o texto apresentado pelo deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) no último dia 5 tem causado divergências entre os membros da comissão, pois não identifica os responsáveis pela fraude contábil de mais de 20 bilhões de reais na gigante do varejo. O relatório se limita a sugerir projetos de combate à corrupção em empresas, deixando a investigação nas mãos da Polícia Federal (PF).

Originalmente, a análise estava marcada para ocorrer na última terça-feira (19), mas foi adiada devido à apresentação de relatórios alternativos que culpam os três principais acionistas da Americanas: Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles. Essas propostas foram protocoladas por Tarcísio Motta e Fernanda Melchionna, membros do PSOL, e Alfredo Cavalcante, do PT, como votos em separado. Caso o parecer do relator seja rejeitado, a CPI poderá discutir e votar imediatamente essas sugestões. Nas considerações desses deputados, Chiodini é acusado de proteger os três bilionários, que nem sequer foram convocados para depor perante a comissão.

Leia Mais

Além do trio de sócios da Americanas, os parlamentares de esquerda atribuem a autoria da fraude aos administradores da empresa, bem como aos bancos Itaú, Santander e ABC Brasil, e às empresas de auditoria externa KMPG e PwC Brasil. Relatórios financeiros recentemente divulgados pela gigante varejista indicam que o desfalque nas contas pode ter ultrapassado os 43 bilhões de reais.

Após a decisão que ocorre nesta terça-feira, que marca o prazo final dos trabalhos da CPI, o relatório final será encaminhado ao Ministério Público Federal. Caberá ao MPF avaliar se os acusados devem ser formalmente denunciados à Justiça.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES