Punição pela delação? Exército decide vetar promoção de Mauro Cid a coronel

A cúpula militar avaliou que a promoção acarretaria considerável desgaste, optando pelo aguardo de uma possível denúncia pela PGR

Mauro Cid - ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro | EFE/André Borges
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alta cúpula militar decidiu que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não será promovido a coronel do Exército, mantendo-o no posto de tenente-coronel. A possível promoção, prevista para março ou abril devido ao tempo de serviço, foi descartada devido às investigações em que Cid está envolvido, incluindo a apuração da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado.

A cúpula militar avaliou que a promoção acarretaria considerável desgaste, optando pelo aguardo de uma possível denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nas próximas semanas, o que automaticamente impediria a promoção, conforme reportagem de Gerson Camarotti no site g1.

TEMOR ENTRE MILITARES: O clima de tensão entre militares envolvidos na investigação sobre um suposto golpe de Estado com o ex-presidente atingiu seu ápice na última sexta-feira (1º), com o depoimento do ex-comandante do Exército, Freire Gomes, à PF. Contudo, é o interrogatório do ex-ajudante de ordens da Presidência, que causa maior apreensão entre os militares investigados.

A expectativa entre os militares alinhados a Bolsonaro é que nos novos depoimentos, Cid forneça detalhes sobre o papel de cada integrante do Exército na suposta trama golpista. Acredita-se que o ex-ajudante de ordens, inicialmente cauteloso para proteger seus colegas, possa revelar informações cruciais, envolvendo membros de alta patente, como os generais e ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, e Estevam Theophilo Oliveira.

O novo interrogatório de Cid ainda não foi marcado, pois a PF considerou necessário avançar em outras frentes antes de ouvi-lo novamente, principalmente após o depoimento de Freire Gomes realizado na sexta-feira. Os investigadores buscam fechar todas as pontas do roteiro do golpe antes de convocar Cid. Caso os esclarecimentos do ex-ajudante de ordens não atendam às expectativas, existe a possibilidade de ele perder os benefícios de sua delação e retornar à prisão.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES