PV é primeiro partido a exigir “ficha limpa” de candidatos

Teresa Britto também acredita que todos os partidos deveriam inserir em seus estatutos a exigência de ficha limpa de seus candidatos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do Congresso Nacional ter rejeitado a PEC da "Ficha Lipa". Uma resolução aprovada pelo Diretório Nacional do Partido Verde determina que todas as executivas estejam obrigadas a lançar somente candidaturas de políticos que não tenham condenação judicial em segunda instância, ou em decisão colegiada. Dessa forma, o PV é o primeiro partido político a proibir candidatos que respondem a processos criminais na justiça.

A vereadora Teresa Britto, membro do diretório nacional, participou da votação e defende a tese de ficha limpa aos candidatos. Segundo ela, todos os partidos deveriam adotar essa medida por iniciativa própria e não por imposição de lei. Teresa Britto também acredita que todos os partidos deveriam inserir em seus estatutos a exigência de ficha limpa de seus candidatos. Para ela, essa seria uma das medidas mais moralizadas para elevar a credibilidade da classe política em todo país.

?Participei da votação dessa resolução moralizadora no Partido Verde Nacional. O mais importante é que a resolução será adotada antes da proposta de iniciativa popular que tramita no Congresso Nacional e obriga os candidatos dos partidos a terem ficha limpa tenha validade. Queremos moralizar a política brasileira?, ressaltou.

A proposta de iniciativa popular para barrar candidaturas de políticos com ficha suja foi apresentada à Câmara dos Deputados com mais de 1,6 milhão de assinaturas. O projeto tramitou em comissão especial e está pronto para ser votado. O presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), marcou a votação do projeto para esta quarta-feira (07).

O PV não irá permitir a candidatura de políticos condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena por crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, por atos contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o meio ambiente, a saúde pública e contra a vida, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES