Queremos fazer política do ganha-ganha, diz Lula sobre Mercosul e UE

Lula reiterou sua posição de que as demandas apresentadas por países europeus são consideradas inaceitáveis

Queremos fazer política do ganha-ganha, diz Lula sobre Mercosul e UE | Reprodução/TV Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia em que assume a presidência temporária do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou hoje (4) que os países membros do bloco estão buscando uma abordagem de benefício mútuo com a União Europeia. Durante seu programa semanal "Conversa com o presidente", transmitido de Puerto Iguazú, na Argentina, Lula reiterou sua posição de que as demandas apresentadas por países europeus são consideradas inaceitáveis.

“Estamos aqui para discutir o futuro do Mercosul, o aprimoramento das relações entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. E nós queremos também preparar aqui a proposta de acordo para a União Europeia. Eles fizeram uma proposta, fizemos uma resposta. Mandaram uma carta para nós impondo algumas condições. Não aceitamos a carta. Estamos, agora, preparando uma outra resposta”, afirmou.  

Acrescentou que “queremos fazer uma política de ganha-ganha. A gente não quer fazer uma política em que eles ganham e a gente perca. Por exemplo: eles querem que a gente abra mão de compras governamentais, ou seja, aquilo que o governo compra das empresas brasileiras. Se a gente abrir mão das empresas brasileiras para comprar de empresas estrangeiras a gente simplesmente vai matar pequenas e médias empresas brasileiras, pequenos e médios empreendedores e vamos matar muito emprego aqui no Brasil.”  

Durante o programa, Lula também abordou as condições estabelecidas pela União Europeia ao Mercosul no que se refere às energias renováveis. Na opinião do presidente, nenhum país possui autoridade moral para debater o assunto com o Brasil. “Obviamente que tivemos a grosseria de um governo que desrespeitava o desmatamento, não respeitava terra indígena, florestas, reservas florestais. Tudo isso acabou” disse o presidente.   

Ele assegurou que “agora vamos diminuir o desmatamento, respeitar os indígenas, cuidar das nossas reservas florestais e respeitar terras quilombolas. Da sua matriz energética, 87% da energia [elétrica] brasileira é renovável. O mundo só tem 27%. Se você pegar a matriz energética como um todo, envolvendo combustível, o Brasil tem 50% de energia limpa. O mundo tem 15%. O Brasil tem muita autoridade moral para cuidar corretamente da preservação da nossa floresta.”  

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES