Rafael Fonteles anuncia resultados de missão na Ásia para o Piauí

Um dos principais motivos da viagem, o hidrogênio verde foi defendido pelo governador como uma alternativa para a redução de gases poluentes e com potencial de desenvolvimento.

Rafael Fonteles anuncia resultados de missão na Ásia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após reassumir o governo do Estado nesta segunda-feira (06), o governador Rafael Fonteles apresentou, durante coletiva de imprensa, os resultados da missão que realizava no continente asiático. O gestor esteve em busca de investimentos e parcerias com a China, Japão e Coreia do Sul.

Um dos principais motivos da viagem, o hidrogênio verde foi defendido pelo governador como uma alternativa para a redução de gases poluentes e com potencial de desenvolvimento. "Essa matriz limpa não pode ser apenas eólica e solar porque tem varias atividades, eu tenho que guardar, armazenar. Esse combustível novo é o hidrogênio e seus derivados. O Piauí, por ter boas condições de sol, vento e água, necessários para criação do hidrogênio, tem tudo pra ser uma potência geradora desse novo combustível.

Ademais, Fonteles destacou que o nova fonte de energia deve ser fonte não só de uso da população e indústria nacional, mas também exportada. Ele também informou a previsão de primeira indústria de hidrogênio operando no Piauí.

"O nosso hidrogênio produzido aqui vai servir tanto para a indústria nacional, que precisará se descarbonizar, apesar do Brasil ter uma das matrizes energéticas  mais limpas do planeta, vai precisar cumprir protocolos, mas sem dúvidas a importação, principalmente para a Europa. Qualquer projeto de energia tem a fase de licenciamento. Queremos até o final do próximo ano estar começando as obras e em 2026 ou 2027 ter a primeira indústria operando".

 O chefe do executivo estadual falou ainda sobre experiências sobre tecnologia compartilhadas nos países asiáticos, sobretudo na Coreia do Sul e Japão. "Lá, houve um esforço muito grande em tecnologia e inteligência. alem disso, essa febre educacional leva mais oportunidades. essas tecnologias estao disponiveis e fazem parte de um investimento em educaçao e em varias areas.

Sobre parcerias, Rafael Fonteles falou sobre os investimentos que estão sendo feitos no porto de Luís Correia. Segundo ele, a tendência é que a iniciativa privada, conquistada durante os encontros na Ásia, seja a principal investidora dos proximos terminais.

"O estado pode entrar nesses investimentos, sobretudo em infraestrutura. Planejamento, organização, qualificação. Tudo isso é importante para que a iniciativa privada e as parcerias possam vir. Mas também entrar com recursos. Por exemplo, o porto de Luís Correia estamos investindo lá R$150 milhões de reais. Ja para os próximos terminais você vai ver que o investimento privado vai prevalecer, do mesmo jeito o intermodal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES