Rafael Fonteles discute educação profissional com dirigentes do IFPI

O objetivo era discutir a atuação do IFPI no Piauí, medidas para fortalecer a educação profissional e ouvir o pré-candidato.

O objetivo era discutir a atuação do IFPI no Piauí, medidas para fortalecer a educação profissional e ouvir o pré-candidato. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, participou nesta terça-feira (17) de encontro com dirigentes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), para dialogar sobre educação profissional. O encontro foi organizado pela reitoria do IFPI de Teresina, com a participação de reitores, pró-reitores e diretores-gerais das 20 unidades do Instituto no Estado.

O objetivo era discutir a atuação do IFPI no Piauí, medidas para fortalecer a educação profissional e ouvir o pré-candidato sobre propostas para o setor. Dentre as principais ideias elencadas para o seu projeto de governo, Rafael Fonteles destacou o fortalecimento da educação profissional no ensino médio, com atenção especial para a formação do aluno para o mercado de trabalho. 

Rafael Fonteles discute educação profissional com dirigentes do IFPI  (Foto: Reprodução)

“Dentro do nosso eixo estratégico de geração de trabalho, emprego e renda existe uma interface grande com a educação, que é a parte da educação profissional. Queremos dobrar as escolas de tempo integral com oferta de educação profissional. Não tem sentido o aluno ficar o dobro do tempo na escola sem uma preparação para o mercado de trabalho”, disse. Para ele, essa e outras políticas públicas podem ser trabalhadas em parceria com o IFPI, “que tem expertise e é muito atuante nas mais de 20 unidades que tem em todos os territórios de desenvolvimento do estado”. 

O pré-candidato a governador ainda ressaltou a necessidade de associar o aumento da escolaridade com as oportunidades de trabalho. “Um dos grandes problemas que temos é o descasamento entre o ensino e o mundo do trabalho. As pessoas concluem o ensino médio, se formam, mas não encontram oportunidades no mercado de trabalho”, explicou. 

Rafael Fonteles discute educação profissional com dirigentes do IFPI  (Foto: Reprodução)

Leia Mais

Segundo Rafael Fonteles, parte do problema teve a solução encaminhada pelo Governo Lula. “No primeiro momento, o governo Lula corrigiu o que era mais grave: priorizou o acesso à educação e os índices de pessoas com ensino superior mais do que dobraram nos últimos 20 anos. Agora temos que dar um salto e casar o aumento da escolaridade com as oportunidades de trabalho, e isso só é possível se aumentarmos fortemente a oferta de educação profissional ainda no ensino médio, não apenas nas escolas técnicas”, explicou. 

Para o reitor do IFPI, Paulo Borges, outro ponto importante destacado por Rafael Fonteles é a integração da educação profissional e técnica com a tecnologia da informação. “Hoje, mostramos o papel do IFPI no estado e ficamos muitos satisfeitos quando vemos que o pré-candidato possui ideias que se enquadram nas nossas práticas, que é profissionalizar cada vez mais os nossos jovens e entregar aos arranjos produtivos aquilo de melhor que a ciência, a tecnologia e inovação nos proporciona”, afirmou.  

Rafael Fonteles discute educação profissional com dirigentes do IFPI  (Foto: Reprodução)

O IFPI está presente em 18 municípios de todos os territórios de desenvolvimento do estado, no total de 20 campus, com a oferta de educação profissional, educação técnica, educação superior, pós-graduação, atividades de extensão e pesquisa aplicada. Os cursos são executados de forma presencial, híbrida ou à distância.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES