Rafael Fonteles recebe estudantes aprovados na UFPI: “Vale a pena estudar”

O governador exaltou o empenho de professores e servidores da Secretaria de Educação para o bom desempenho dos estudantes

Rafael Fonteles | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles recebeu, no Palácio de Karnak, nesta terça-feira (28), dois estudantes que representam a eficiência do Ensino Médio oferecido na escola pública estadual: Francisco Rafael, aluno do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, de Castelo do Piauí, e Emmanuel Davi, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, em Teresina. 

Francisco Rafael foi aprovado em 1º lugar em medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI); já Emmanuel foi 1º lugar em Ciências da Computação na mesma instituição.

Emmanuel  conquistou 1º lugar em Ciências da Computação na UFPI | FOTO: Divulgação

“São dois exemplos importantes que eu faço questão de apresentar a todo o Piauí, como vale a pena estudar e como as oportunidades hoje aparecem para os estudantes das escolas públicas. Para fazer medicina na Federal (UFPI), para estudar ciências da computação na Federal, estudaram em escolas de tempo integral e tiveram sucesso”, ressaltou o governador.

Francisco Rafael citou as dificuldades impostas pela pandemia, quando teve que se adaptar ao ensino remoto. Mas destacou que, ainda no 1º Ano do Ensino Médio, ele e os demais colegas de turma já recebiam doses extras de incentivo dos professores, para acreditarem no sonho da universidade. O estudante lembrou que o CETI Cônego Cardoso iniciou as atividades antes de outras escolas, quando as aulas presenciais foram liberadas. A corrida para recuperar o tempo perdido valeu à pena.

“Em 2022 juntou tudo: caravana do Pré-Enem e o Canal Educação, que tinha aulas no You Tube. Recebemos um material cheio de questões inéditas mais as questões do Enem. Foi maravilhoso! Eu só sei que quero ser o melhor que eu puder. Uma pessoa que humanize, que trate bem as pessoas e não perca a humildade que tenho hoje”, declarou Francisco Rafael.

Francisco Rafael conquistou o 1º lugar no curso de Medicina, na UFPI | foto: Divulgação

“Sentimento de orgulho pelo grande feito. A escola pública está aí pra formar, para preparar. O aluno precisa ter um foco. O Rafael alimentou um sonho. Nós só demos a condição para que ele sonhasse” ressaltou, emocionada, Socorro Soares, diretora do Ceti Cônego Cardoso.

A aprovação em ciências da computação representa a realização de um desejo de infância de Emmanuel Davi. Cursando ensino técnico no Ceep José Pacífico de Moura Neto, ele teve oportunidade de aprender sobre programação e outros conteúdos que o ajudaram na preparação para Enem. 

“Tínhamos conteúdos bem explicativos, consegui tirar muitas dúvidas. Com base nas apostilas oferecidas no Pré-Enem na Estrada, consegui ter uma melhor base para poder estudar pro Enem. Foi o primeiro Enem que eu fiz e é a primeira vez que estou passando por isso tudo”, comemorou Emmanuel.

Alunos foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles | FOTO: Divulgação

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES