Exclusivo Rastreador pode se tornar obrigatório nos veículos fabricados no Brasil

O texto do Projeto de Lei é de autoria do deputado federal José Wilson Santiago (Republicanos-PB).

Rastreador pode se tornar obrigatório nos veículos fabricados no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi apresentado nesta quarta-feira (10) na Câmara Federal, um projeto de lei que visa tornar obrigatória a instalação de rastreador como item de segurança nos veículos automotores novos, fabricados no Brasil ou importados. O texto do PL é de autoria do deputado federal José Wilson Santiago (Republicanos-PB).

De acordo com o texto, a ativação do dispositivo de localização do veículo deve ficar facultada ao proprietário e uma posterior habilitação do equipamento junto aos prestadores desse tipo de serviço, definindo o tipo e a abrangência do mesmo. Segundo o PL, a função bloqueio deverá obrigatoriamente sair de fábrica funcional e, sempre que acionada, proporcionar segurança adequada ao veículo.

O parlamentar defende, em sua justificativa, que as fábricas devem disponibilizar unidades automotoras novas e sem rastreadores como opção para os consumidores que não desejarem a instalação desses componentes em seus veículo. De acordo com Wilson, o projeto é necessário também tendo em vista o grande número de roubos e furtos de veículos no Brasil.

A proposição se justifica se levarmos em consideração os números de ocorrências de roubos e furtos que não são nem um pouco animadores e merecem atenção da sociedade e dos legisladores devido a sua gravidade. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em 2021, foram registradas 564 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos, incluindo carros e motos. Ou seja, aconteceram diariamente 1.536 roubos e furtos de veículos neste ano no Brasil, com 64 ocorrências a cada hora.

Deputado propõe revisar benefícios aprovados pelo INSS

O deputado federal Samuel Viana (PL-MG), também apresentou, nesta quarta-feira (10), um projeto de lei que trata sobre a inclusão, em caráter permanente, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Programa Especial para Revisão de Benefícios com Indícios de Deferimento Irregular e o Programa Especial para Revisão de Pedidos de Benefícios com Indícios de Indeferimento Irregular, além da Política de Dados Abertos do INSS. 

O objetivo do programa é revisar benefícios e pedidos de benefícios concedidos de forma irregular, visando garantir a correção das informações e evitar fraudes no sistema previdenciário. Já a Política de Dados Abertos do INSS tem como finalidade disponibilizar informações sobre a instituição, de forma transparente e acessível, para que a sociedade possa acompanhar e fiscalizar as ações do órgão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES