Regulação: Temer é contratado pelo Google para mediar negociações

Temer já está atuando no caso há três semanas, trabalhando em conjunto com parlamentares.

Michel Temer, ex-presidente da República | Beto Barata/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Google contratou o ex-presidente Michel Temer para mediar as negociações sobre a regulação das big techs, prevista no Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News. Segundo informação confirmada à Folha de S.Paulo, Temer já está atuando no caso há três semanas, trabalhando em conjunto com parlamentares.

Ele já se reuniu com o deputado federal Orlando Silva, relator do PL das Fake News, em São Paulo. Durante o encontro, Temer apresentou a perspectiva do Google em relação ao projeto, com destaque para a responsabilização das plataformas sobre o conteúdo publicado pelos usuários.

O deputado Orlando Silva afirma que o relatório está pronto para ser votado em agosto, quando o Congresso retornar do recesso parlamentar. A única questão pendente é a definição da estrutura regulatória, ou seja, qual órgão será responsável por monitorar o cumprimento das regras pelas big techs. Duas sugestões estão sendo consideradas: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Sistema Brasileiro de Regulação proposto pela OAB.

Além de abordar a regulação das big techs, o projeto de lei tem como objetivo coibir a disseminação de informações falsas nas redes sociais, proibindo o uso de robôs ou contas automatizadas não identificadas como não humanas. O uso de contas inautênticas, que não representam pessoas reais e são utilizadas para disseminar desinformação em grande escala, também será criminalizado.

No entanto, as plataformas digitais, incluindo o Google, criticaram o projeto de lei. Em maio, o Google incluiu um link em sua página inicial intitulado "PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira". Esse link direcionava para um posicionamento da empresa sobre o PL 2630/2020, escrito pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda. O texto ressaltava a necessidade de criar uma legislação colaborativa e construtiva para a internet, considerando o potencial impacto na vida de milhões de brasileiros e empresas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES