Rejane Dias: gravidez na adolescência é um problema de saúde pública

Pelo Código Penal, manter relação sexual com menor de 14 anos é considerado estupro de vulnerável

Rejane Dias | Najara Araujo/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A notificação, por escolas públicas e privadas, da ocorrência de gravidez em aluna com menos de 14 anos de idade, a fim de que sejam adotadas as medidas legais cabíveis, mantido o sigilo e evitadas as situações vexatórias é obrigatória pelo Projeto de Lei 2464/21.

A notificação deverá ser encaminhada para o Ministério Público, a Polícia Civil, a Secretaria da área de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Secretaria de Educação e o conselho tutelar local. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Segundo a deputada Rejane Dias (PT-PI), a gravidez na adolescência, no Brasil e em países em desenvolvimento, é considerada um risco social e um grave problema de saúde pública.. “Cabem ao Legislativo ações para a proteção integral de crianças e adolescentes contra qualquer violência”, disse a deputada Rejane Dias (PT-PI).

Deputada Rejane Dias diz que Legislativo deve ter ações de proteção a crianças e adolescentes (Najara Araújo/Agência Câmara)

Tramitação

A notificação dos casos de gravidez, segundo a deputada, permitirá a apuração de eventual crime de estupro de vulnerável, além de atendimento psicossocial. “Entre as causas de maternidade precoce estão casamentos infantis, violência sexual, extrema pobreza e falta de acesso a métodos anticoncepcionais”, disse.

Pelo Código Penal, o crime de estupro de vulnerável é definido como “ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos”. A pena prevista nesse caso é de reclusão, de 8 a 15 anos.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES