Relatório do CNJ diz que Lava Jato seguiu critérios de autoridades estrangeiras

Foram identificadas irregularidades na destinação de R$ 2,1 bilhões durante gestão de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Ex-juiz e senador Sergio Moro | ISAC NÓBREGA/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatório parcial da correição feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)e divulgado nesta sexta-feira, 15, revela que a Operação Lava Jato, que transcorreu na 13ª Vara Federal de Curitiba, em pelo menos dois casos, seguiu critérios de autoridades estrangeiras para determinar os valores de multas e indenizações a serem pagos por empresas brasileiras.

"Um exemplo dessa sistemática empregada foi encontrado no estudo dos chamados acordos de valor global, firmados entre MPF e ODEBRECHT (autos nº 5020175-34.2017.4.04.7000/PR) e MPF e BRASKEM (autos nº 5022000- 13.2017.4.04.7000/PR). Em princípio, constatou-se que os valores apontados obedeceram a critérios de autoridades estrangeiras, o que soa como absurdo, teratológico", relata o texto.

De acordo com o texto divulgado recentemente, os magistrados e técnicos responsáveis pela correição consideraram caótica a gestão dos recursos arrecadados pela Lava Jato junto a empresas brasileiras investigadas, identificando irregularidades na destinação de 2,1 bilhões de reais durante a gestão de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Leia Mais

"O relatório final da Correição Extraordinária abordará, ainda, as análises processuais feitas pela equipe de servidores e magistrados nos Sistema eproc de processos do TRF4 relacionados aos procedimentos administrativos de relatoria da Corregedoria Nacional de Justiça, assim como as informações colhidas nas oitivas dos Desembargadores que integravam a 8ª Turma daquele Tribunal, aqui referenciados, assim como o exame dos procedimentos recursais, de modo a apurar corretamente a responsabilidade de todos os envolvidos. Serão propostos a abertura de procedimentos disciplinares contra os magistrados e servidores envolvidos", aponta o relatório.

Os juízes e servidores que passaram pela 13ª Vara e ainda estão no Poder Judiciário poderão ser processados disciplinarmente. A correição não menciona nomes, mas lembra que por ter sido juiz na época, Sergio Moro não poderá ser responsabilizado pelo CNJ, mas está sujeito a implicações criminais, caso uma comissão a ser criada defina sua conduta como criminosa. Juízes e servidores que atuaram na 13ª Vara e permanecem no Poder Judiciário poderão ser processados. Os nomes não constam no relatório.

Além disso, está em andamento a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo diversas instituições públicas para uma análise mais ampla das condutas sob investigação e a adoção de medidas preventivas. A Transparência Internacional também é citada no relatório por sua colaboração na redação de um acordo que, segundo os corregedores, utilizava a Petrobras para atender a interesses particulares, incluindo os procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

Os fiscais do CNJ observaram um possível conluio envolvendo operadores do sistema de justiça para destinar valores e recursos no Brasil, permitindo que a Petrobras pagasse acordos no exterior que retornariam para o interesse exclusivo da força-tarefa.

Em suma, o relatório da correição destaca a necessidade de investigações e medidas corretivas para restaurar a credibilidade na Justiça Federal da região Sul do país. A corregedoria ainda não decidiu sobre o retorno de um dos envolvidos, Eduardo Appio, ao cargo que havia conquistado por critérios de seleção. Enquanto isso, o TRF-4 avança em um processo administrativo contra ele, gerando tensões com o Supremo Tribunal Federal (STF) após a anulação de decisões relacionadas à Lava Jato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES