Reunião entre Haddad e líderes será depois do Carnaval, diz Guimarães

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) afirmou que a reunião não irá acontecer nesta semana.

Líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães | Hamilton Ferrari/Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e líderes partidários da Câmara dos Deputados, que estava prevista para ocorrer na tarde desta terça-feira (6), ficará para depois do Carnaval, segundo afirmou o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE). Segundo o parlamentar, o motivo seria o conflito de agendas. 

“Nós faremos [a reunião] após o Carnaval, em função de que os líderes, a maioria já está viajando. Não tem nem votação na Câmara. Nós achamos por prudência fazer essa reunião após o Carnaval”, afirmou em entrevista a jornalistas no Ministério da Fazenda, em Brasília.

O congressista negou que a suspensão da reunião tivesse relação com o duro discurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na abertura do Ano Legislativo, na 2ª feira (5.fev).

“A marcação da reunião e o discurso são coisas distintas. Não é porque ele fez o discurso que nós marcamos ou desmarcamos. Eu acho que o presidente Lira fez um pronunciamento amplo sobre as relações com o governo. Não achei nada de mais”, disse Guimarães.

Na segunda, ao discursar na abertura do ano legislativo, Arthur Lira enviou recados ao governo ao dizer que o Orçamento é de todos os brasileiros, não só do Executivo, e não pode ficar engessado por "burocracia técnica" e por quem não foi eleito.

O presidente da Câmara também disse que os parlamentares "não foram eleitos para serem carimbadores" das propostas do Executivo e que o Orçamento da União deve ser construído em contribuição com o Legislativo. A crítica se dá em meio a um embate entre Executivo e Congresso em relação às emendas parlamentares.

O governo federal vetou, tanto na Lei de Diretrizes Orçamentárias quanto no Orçamento, trechos aprovados por parlamentares que ampliariam os recursos destinados pelo Congresso a suas bases eleitorais, além de acelerarem o pagamento por parte do Executivo.

O líder do Governo ainda comentou com a imprensa que fará a “concertação necessária” para que haja a votação da MP (medida provisória) 1.202 de 2023, que trata da reoneração da folha de 17 setores da economia e também baixa outras normas para aumentar a cobrança de impostos. A medida foi publicada em 29 de dezembro de 2023 e vence em 1º de abril deste ano. E acrescentou que o “melhor caminho” seria o envio de um PL (projeto de lei) sobre o tema. “Essa é a minha opinião pessoal, já dei para o governo e já dei para o ministro Haddad”, afirmou. Segundo o deputado, o titular da Fazenda avalia a possibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES