Ricardo Lewandowski é nomeado oficialmente como Ministro da Justiça

A transição no Ministério da Justiça já está em andamento, com Lewandowski formando sua nova equipe.

Ricardo Lewandowski é oficialmente nomeado para ministro da Justiça | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a nomeação de Ricardo Lewandowski como Ministro da Justiça e Segurança Pública. O ato foi publicado no Diário Oficial da União. Lewandowski, ministro aposentado do STF, assumirá o cargo a partir de 1º de fevereiro, no lugar de Flávio Dino, que sairá para assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo mês. 

A transição no Ministério da Justiça já está em andamento, com Lewandowski formando sua nova equipe, incluindo Manoel Carlos de Almeida Neto, Mário Sarrubbo e Ana Maria Neves em cargos-chave. 

Em entrevista à GloboNews, Lewandowski destacou seu foco na segurança pública, planejando investir em atividades de inteligência e coordenação policial para combater a criminalidade organizada. 

"A segurança pública merecerá especial atenção do Ministério da Justiça sob minha gestão, que deverá expandir as atividades de inteligência e a coordenação entre as distintas autoridades policiais da União, estados e municípios para um combate mais eficaz, mais eficiente, à criminalidade organizada", declarou Lewandowski.

O perfil do novo ministro inclui uma extensa carreira no STF, passagens por tribunais paulistas e presidência em instâncias como o TSE. Desde sua aposentadoria em abril de 2023, Lewandowski tem assumido funções em diferentes órgãos, evidenciando sua atuação pós-STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES