Rodrigo Pacheco quer fazer sabatina para STF e PGR ainda em dezembro

Nomes de Flávio Dino e Paulo Gonet foram indicados pelo presidente nesta segunda-feira

Avalie a matéria:
Senador Rodrigo Pacheco | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que fará esforço concentrado para analisar os nomes do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (SFT) e Paulo Gonet para chefe da Procuradora-Geral da República. Os nomes foram indicados nesta segunda-feira, 27 e a previsão é de que as sabatinas devem ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro.

Pacheco explicou que será realizado um esforço concentrado nesse período, com a presença física dos senadores, considerando que a apreciação se dará por voto secreto. No entanto, ele ressaltou que não pautará as indicações na próxima semana devido à participação de muitos senadores na Conferência do Clima, que ocorre nos Emirados Árabes Unidos entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

As indicações seguirão para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por sabatinar e aprovar os nomes para o STF e a PGR. Após aprovação na CCJ, os nomes serão apreciados pelo Plenário do Senado. Pacheco destacou que a CCJ ainda precisa analisar indicações para o Banco Central, Cade, CVM e embaixadas, com o objetivo de esgotar a análise de todas essas indicações antes do final do ano.

Ao ser questionado sobre a indicação de Flávio Dino para o STF, Pacheco afirmou que essa é uma prerrogativa do presidente e que cabe à Comissão de Constituição e Justiça e ao Plenário fazer a avaliação dos requisitos que cada indicado preenche.

Quanto à sessão para analisar vetos presidenciais marcada para quinta-feira (30), Pacheco indicou que ela pode ser adiada para a próxima semana, dependendo do quórum e dos acordos relacionados aos vetos, incluindo aqueles referentes ao projeto de lei do Marco Temporal, alterações no Carf, novo Arcabouço Fiscal e desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES