Saiba quais ministros podem ser trocados por nomes do PP e Republicanos

Confira algumas das possíveis baixas e os nomes que estariam garantidos nos postos.

Saiba quais ministros podem ser trocados por nomes do PP e Republicanos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A entrada do PP e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios é encarada com ressalvas por setores mais à esquerda, pois tem como objetivo principal possibilitar ao governo uma base sólida na Câmara dos Deputados para a aprovação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs), popularmente conhecidas como "PECs".

No entanto, a adesão de políticos dos dois partidos é vista, de maneira geral, como necessária para a estabilidade do governo e a construção de uma maioria confortável para aprovar medidas consideradas importantes para o desenvolvimento do país. 

Para aprovar uma Pec, por exemplo, é preciso construir um quórum favorável de três quintos na Câmara, ou seja, 308 votos. Atualmente, o governo não tem apoio suficiente para isso. Com a adesão do PP e do Republicanos, o número de deputados pertencentes a partidos da base governista alcançará 374. Contudo, é importante ressaltar que os partidos podem ter dissidências, independente da quantidade de cargos ocupados por eles.

A base sólida do governo, que reúne partidos como PT, PDT, PSB e PSOL, tem cerca de 130 deputados. As lideranças calculam que PSD e MDB entregam, nos piores cenários, 35 votos, em média. O União Brasil 30 votos.

PP e Republicanos, tentam respectivamente emplacar André Fufuca (MA) e Silvio Costa Filho (PE) em ministérios. Para isso, serão necessárias as saídas de alguns dos atuais chefes de pastas do govenro Lula. Confira algumas das possíveis baixas e os nomes que estariam garantidos nos postos.

Ministérios como o do Esporte, da ex-atleta Ana Moser, Desenvolvimento Social, do senador piauiense licenciado Wellington Dias, Saúde, da médica Nísia Trindade e Fabiano Silva dos Santos, dos Correios, estariam garantidos. Seja por influência política, ou apelo popular, estes serão mantidos.

Para o PP e Republicanos, no entanto, outros espaços devem ser abertos nos próximos dias. O Ministérios das Mulheres, de Aparecida Gonçalves; Ciência, Tecnologia e Inovação, de Luciana Santos; Indústria, Comércio e Serviços, do vice-presidente Alckmin; e o Ministério de Portos e Aeroportos, de Márcio França. Outro Ministério de indicação ou nome do PT também pode ser trocado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES