Saiba quem são os indicados por Lula para vagas de ministro do STJ

Lula (PT) anunciou, nesta quarta-feira (6), suas escolhas finais para preencher as duas últimas vagas disponíveis no STJ

José Afrânio Vilela e Teodoro Santos | DIvulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (6), suas escolhas finais para preencher as duas últimas vagas disponíveis no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele fez sua seleção entre os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, que estavam na lista quádrupla de candidatos enviada pelo Tribunal em 23 de agosto.

Segundo o STJ, agora, os escolhidos serão submetidos a sabatina no Senado Federal e, se aprovados em plenário, serão nomeados pelo chefe do Executivo e empossados em sessão solene do tribunal.

As cadeiras no STJ são distribuídas entre representantes de diferentes áreas, incluindo a advocacia, as Justiças Federal e Estadual e o Ministério Público. Atualmente, existem duas vagas em aberto destinadas à Justiça Estadual e uma à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

No final de agosto, o presidente já havia escolhido a advogada Daniela Teixeira para ocupar a vaga reservada à OAB. Agora, ele tomou sua decisão final em relação às duas vagas provenientes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Conheça os magistrados indicados para compor o STJ

José Afrânio Vilela é formado em direito pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduação em gestão judiciária pela Universidade de Brasília. Tomou posse como juiz em 1989 e ocupa o cargo de desembargador do TJMG desde 2005. Atuou como vice-presidente do tribunal mineiro no biênio 2018-2020.

Teodoro Silva Santos é mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza. Desembargador do TJCE desde 2011, é atualmente o presidente da câmara de direito público da corte. Entre outras funções, já exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Ceará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES