Saiba quem são os três indicados de Lula aprovados para ministros do STJ

Indicações de Daniela Teixeira, Afrânio Vilela e Teodoro Santos ainda serão votadas pelo plenário do Senado.

Saiba quem são os três indicados de Lula aprovados para ministros do STJ | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os nomes de Daniela Teixeira, Afrânio Vilela e Teodoro Santos foram aprovados nesta quarta-feira (25) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Daniela foi aprovada por 26 votos a 1. As indicações de Vilela e Santos, por 27 votos a 0.

Os indicados ainda dependem da aprovação do plenário principal da Casa para serem efetivamente nomeados. As votações devem ocorrer na tarde desta quarta. Daniela, Vilela e Santos foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre agosto e setembro. 

A advogada Daniela Teixeira assume vaga do ministro aposentado Felix Fischer; o desembargador Afrânio Vilela assume vaga do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, morto em abril e o desembargador Teodoro Santos: assume vaga do ministro aposentado Jorge Mussi.

Se aprovada pelo plenário, Daniela Teixeira será a primeira mulher indicada ao STJ em 10 anos. Ela também será a sexta mulher entre os 33 atuais ministros. Teodoro Santos será o segundo ministro negro em toda a história do Tribunal.

O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. Um terço deles vem dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), e outro tem origem nos Tribunais de Justiça (TJs). O último terço é escolhido, em partes iguais, alternadamente, entre advogados e membros do Ministério Público.

Cabe ao STJ uniformizar entendimentos sobre a legislação e analisar recursos dos TRFs e dos TJs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES