Sanção de Bolsonaro contempla 400 novos cargos no Piauí

A realização ou não de concursos dependerá estritamente dos rumos econômicos do país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Orçamento sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) aprovado ao fim da legislatura passada pelos parlamentares e que prevê até 48 mil provimentos durante esse ano, também inclui a projeção da criação de 400 cargos na Universidade Federal do Delta, como já havia sido sinalizado durante as discussões preliminares. 

Neste sentido, a efetivação ou não dos novos cargos dependerá estritamente dos rumos econômicos do país. Assim, no que se refere a criação de cargos, a projeção abrange em maioria as instituições de ensino superior autorizadas em 2018, como é o caso da Universidade do Delta do Parnaíba, no litoral piauiense. 

Para comportar a despesa com os novos cargos, o investimento chegaria a R$ 14,9 milhões na Universidade do Delta do Parnaíba. A instituição teve a criação sancionada em abril pelo presidente da República Michel Temer (MDB), o texto original foi enviado ao Congresso pela então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

A Universidade do Delta será criada no campus que hoje pertence à Universidade Federal do Piauí (UFPI), na região de Parnaíba. A nova universidade será integrada pelo desmembramento do campus da Ufpi, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da universidade original e todo o patrimônio.

EBC

Ao todo, o custo anual da nova universidade, estimado pelo governo, será de R$ 13,5 milhões, com sede em Parnaíba, de modo que a expectativa é que seja composta por 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação de curso para a nova Universidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES