Sancionada lei que cria disque-denúncia para monitorar violência nas escolas

A sanção da legislação acontece após uma série de ataques nas escolas, em diferentes regiões do Brasil

Sancionada lei que cria disque-denúncia para monitorar violência nas escolas | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma iniciativa importante, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou hoje, quinta-feira (3), uma nova lei destinada a estabelecer um sistema nacional de monitoramento e combate aos casos de violência nas escolas. Essa legislação prevê a implementação de um disque-denúncia, que funcionará como um canal para receber informações relacionadas a atos violentos ou risco iminente de violência nas instituições de ensino.

 A sanção da legislação foi publicada na edição desta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União. O texto prevê a autorização para o governo federal criar o que foi chamado de Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, em uma articulação com estados e municípios.

Além da criação do disque-denúncia para receber informações sobre atos violentos ou riscos iminentes nas instituições de ensino, o sistema nacional também terá como atribuições a produção de estudos e levantamentos detalhados dos casos de violência no ambiente escolar.

Também estará no escopo do sistema nacional a promoção de programas educacionais e sociais "direcionados à formação de uma cultura de paz", atuação junto a escolas consideradas violentas e a prestação de apoio psicossocial a membros da comunidade escolar vítimas de violência nas dependências de estabelecimento de ensino ou em seu entorno.

A sanção da legislação acontece após uma série de ataques nas escolas, em diferentes regiões do Brasil. Em um dos casos mais recentes, em junho, um ex-aluno de 21 anos abriu fogo no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, e deixou dois adolescentes mortos.

(Com informações da Folhapress - Renato Machado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES