Sancionada lei que cria semana de Arte Santeira no calendário oficial do PI

Pela Lei 7.695, a Semana de Valorização da Arte Santeira será celebrada na semana que compreende o dia 2 de março

Deputado Franzé Silva | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arte Santeira piauiense ganhou, oficialmente, data comemorativa no calendário de eventos do Estado. De acordo com a Lei Nº 7.695, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e sancionada pelo governador Wellington Dias, a Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí será celebrada na semana que compreende o dia 2 de março, em homenagem ao nascimento de Mestre Dezinho.

A Semana Estadual da Arte Santeira, explica Franzé Silva, “busca, principalmente, valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação da Arte Santeira no Piauí, bem como proteger e fortalecer a identidade cultural do povo piauiense. A Arte Santeira é, afinal, um forte expoente religioso, identitário e artístico de nosso povo, um dos maiores símbolos do Estado do Piauí, tendo sido imortalizada através das mãos de Mestre Dezinho, a quem devemos essa homenagem”.

Deputado Franzé Silva é autor do projeto de lei (Thiago Amaral)

Precursor

A data escolhida visa, portanto, homenagear José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, um dos mais importantes artesãos piauienses, reconhecido no Brasil e no exterior. Dezinho nasceu no município de Valença do Piauí, a 2 de março de 1916. Trabalhou a maior parte da sua vida como carpinteiro e, em 1966, passou a esculpir imagens de Jesus e dos santos, o que veio a torná-lo referência na Arte Santeira, estadual, nacional e internacionalmente.

Mestre Dezinho é apontado como precursor da Arte Santeira, atividade que envolve, atualmente, mais de 150 artesãos no Piauí. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que o Estado tem potencial para ampliar e exportar Arte Santeira para outros países, sobretudo nações católicas, como a Itália, França, Espanha e a Polônia, de maneira a transformar o trabalho artístico também em fonte de emprego e renda para os artesãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES