Sancionada lei que garante direitos das populações atingidas por barragens

A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí, a partir de uma proposição do deputado Francisco Limma (PT)

Sancionada lei que garante direitos das populações atingidas por barragens | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi sancionada, neste mês de maio, a Lei nº 73/21, que institui a Política Estadual de Direitos das Populações Atingidas por Barragens e estabelece regras de responsabilidade social em relação a essas populações. A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí, a partir de uma proposição do deputado Francisco Limma (PT), direcionada ao licenciamento ambiental de barragem e aos casos de emergência decorrentes de vazamento ou rompimento dessas estruturas.

O deputado explica que a proposta surgiu a partir da preocupação despertada pelas tragédias envolvendo o rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho. "Além das sistemáticas violações de direitos humanos na construção de barragens, há um passivo social deixado pelas barragens já construídas no Brasil", relata Francisco Limma ao ressaltar a importância da sanção da primeira lei, no âmbito do Piauí, que trata dos direitos e da segurança das populações ameaçadas.

Sancionada lei que garante direitos das populações atingidas por barragens - Foto: Ascom


A lei visa amparar pessoas que tenham perdido imóvel ou cujo imóvel tenha sofrido desvalorização em virtude de intercorrências relacionadas às barragens. A lei também protege aqueles cujas terras perderam capacidade produtiva ou que tiveram prejuízos em relação à atividade pesqueira ou manejo de recursos naturais ou que sejam prejudicados por interrupção prolongada do abastecimento de água, além de alterações no modo de vida dessas populações e outros impactos.

A lei prevê a reparação pelos danos morais, individuais e coletivos, decorrentes dos transtornos sofridos em processos de remoção ou evacuação compulsória, nos casos de emergência ou de descumprimento de condicionantes do licenciamento ambiental. Prevê também o reassentamento rural ou urbano, em terras economicamente úteis, de preferência na região e no município habitado pela população atingida, após a avaliação de sua viabilidade agroeconômica e ambiental.

Vetos - Do projeto original, três trechos foram vetados pelo Executivo. O primeiro dizia respeito à garantia de assessoria técnica independente, escolhida pelas comunidades atingidas, às custas do responsável pela construção da barragem, para orientar as famílias no processo. Outro inciso vetado previa o pagamento de auxílio emergencial nos casos de acidentes ou desastres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES