Senado aprova e farmácias do SUS terão que divulgar estoques de remédios

É fundamental que a população tenha conhecimento sobre os medicamentos disponíveis e possa cobrar seus direitos.

Senado aprova PL para obrigar farmácias do SUS a informar estoques | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As farmácias que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) serão obrigadas a fazer a divulgação dos medicamentos em estoque. A medida que determina a obrigatoriedade da divulgação foi aprovada pelo Senado nesta terça-feira, 1º. Após aprovação, o texto segue para a sanção presidencial e caso seja transformado em lei, as regras entram em vigor após 180 dias.

O projeto é do ex-deputado Eduardo Cury, que teve relatório favorável da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Segundo Eduardo Cury, o projeto não resulta em qualquer aumento de despesa ou renúncia de receita, já que apenas determina o dever das instâncias gestoras do SUS de tornar pública as informações sobre os estoques acessíveis aos cidadãos.

O projeto acrescenta a determinação na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 1990). O texto determina que as várias instâncias gestoras do SUS têm a obrigação de disponibilizar, em seus sites, páginas e portais na internet, as informações sobre estoques de medicamentos das farmácias públicas que estão sob sua gerência, com atualização a cada 15 dias, de forma acessível ao cidadão comum.

Para a senadora Mara Gabrilli, a mudança traz diversos benefícios, poi permite o planejamento adequado, por parte dos gestores de saúde em todos os entes federativos, com a finalidade de garantir o suprimento ininterrupto de medicamentos de uso contínuo aos pacientes que precisam também garante a disponibilidade de todos os fármacos utilizados nos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, eletivos e de emergência".

Segundo a senadora, outro benefício é possibilitar a atuação de forma preventiva e tempestiva das instituições de controle oficial, como o Ministério Público, para que sejam evitados o desperdício de medicamentos que ficam esquecidos nos almoxarifados públicos e perdem sua validade.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que é médica e já trabalhou no SUS, relatou que o projeto facilita o trabalho dos gestores, que têm necessidade de saber em tempo real a situação dos estoques e fazer remanejamentos. Além disso, a senadora destaca que é fundamental que a população tenha conhecimento sobre os medicamentos disponíveis e possa cobrar seus direitos.

"A população tem que ter conhecimento. Muitas vezes, a pessoa passa horas numa fila porque não tem alguém lá para dizer: “Se a senhora veio aqui pegar o receituário para esse medicamento, ele está em falta”. Isso serve até para a gente saber se em algum lugar o medicamento está faltando e em outros está sobrando, para haver o remanejamento", afirmou a senadora. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES