Senado aprova Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet à PGR

Ambos precisavam dos votos de pelo menos 41 senadores para serem aprovados ao STF e à PGR

Indicações de Lula para o STF e para a PGR foram aprovadas no Senado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após aprovação na CCJ, o plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, 13, os nomes de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR). A votação foi secreta e o placar foi de:

Dino: 47 votos a favor e 31 contra.

Gonet: 65 votos a favor, 11 contra e 1 abstenção.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, ambos foram sabatinados pelos Senadores, em reunião que terminou o início da noite. Essa votação também foi secreta e o placar foi:

Dino: 17 votos a favor e 10 contra.

Gonet: 23 votos a favor e 4 contra.

Dino recebeu o menor número de votos na CCJ desde a sabatina do ministro Gilmar Mendes, em 2002. Na ocasião, Mendes teve 16 votos a favor e 6 contra.

A sabatina com os dois candidatos foi realizada de forma simultânea, em formato inédito e superficial para os cargos. O modelo foi costurado pelo presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com apoio do governo Lula.

O objetivo era minimizar qualquer possibilidade de revés diante das dificuldades do Executivo no Parlamento ao longo do ano e à resistência da oposição especialmente em relação à indicação de Dino, que, no primeiro escalão do governo Lula, foi protagonista de embates com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora, os nomes precisam ser publicados no Diário Oficial da União (DOU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES