Senado arquiva mais de 1.400 projetos antes mesmo de votação

Propostas engavetadas ainda podem ser resgatadas a pedido de senadores

Senado arquivo projetos sem votação | Reprodução R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem discussão prévia ou análise dos parlamentares, o Senado Federal mandou para a gaveta 1.422 proposições de senadores que estavam na fila para votação. A regra que permite o arquivamento, prevista no regimento da Casa, começou a ser colocada em prática no início deste mês e o trabalho foi concluído na última sexta-feira (14).

Para se ter uma ideia, o número de projetos engavetados é equivalente ao que o Senado analisou durante todo o ano passado (1.410 proposições), incluindo o que foi aprovado em plenário, em comissões e os que foram rejeitados. Ou seja, arredondando a conta, para cada projeto apreciado pelos senadores em 2010, um foi arquivado agora em janeiro de 2011.

Entre os critérios que permitem que um projeto vá para a gaveta antes de analisado está a data de sua proposição ? se for anterior à atual legislatura, que começou em 2007 - ou ser de autoria de senador não reeleito. O projeto que criminaliza a homofobia, por exemplo, foi um dos que ?morreram na praia?, mas o PT já prometeu ressuscitá-lo na próxima legislatura, que começa no mês que vem.

No processo anterior de arquivamento, feito em 2006, deixaram de tramitar cerca de 1.100 proposições.

Tempo de tramitação

O secretário-geral adjunto da Mesa Diretora do Senado, José Roberto Leite de Matos, explica que o arquivamento não tem a ver com o conteúdo das propostas.

- O critério é o tempo de tramitação, não há nenhuma aferição quanto ao conteúdo.

Segundo Matos, as regras valem para projetos que estão na Casa há uma legislatura (período de quatro anos). Tudo o que foi apresentado antes de 2006, portanto, vai automaticamente para a gaveta agora. A não ser que sejam projetos de lei, de emenda constitucional, resolução ou decreto relacionados a códigos. Uma matéria que queira alterar o código civil, por exemplo, poderá ainda ser votada, mesmo que tenha data de apresentação mais antiga.

Projetos de senadores que não se reelegeram também ganharam o carimbo de arquivados. Papaléo Paes (PSDB-AP), por exemplo, propôs em 2007 uma lei para permitir que despesas com materiais escolares pudessem ser deduzidas do imposto de renda de pessoas físicas. Como o tucano não se reelegeu, a proposta foi para a gaveta.

Outro tucano que não se reelegeu, Arthur Virgílio (PSDB-AM) pretendia criar um programa de diagnóstico e o tratamento da dislexia na educação básica, mas seu projeto teve o mesmo fim que o do ex-colega de Senado.

Já o senador Mão Santa (PSC-PI) viu arquivada a sua ideia de tornar obrigatória a nomeação de candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas e no prazo de validade previsto em edital.

Algumas propostas de Aloizio Mercadante (PT-SP), que se afastou do Senado e assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia, também já foram para a gaveta. É o caso da lei que torna obrigatória a realização de audiências públicas antes que empresas aumentem os preços de serviços públicos, como água, saneamento, transporte e energia.

Projetos de senadores reeleitos, como Paulo Paim (PT-RS), também acabaram sendo arquivados, em razão do tempo de tramitação. Um deles trata da gratuidade de transportes públicos para idosos. Como é de 2005, a proposta não pode continuar em trâmite pelas regras do Senado.

Desarquivamento

De acordo com o regimento do Senado, qualquer projeto pode ser desarquivado se isso for pedido por um terço dos senadores, no prazo de 60 dias após o início da primeira sessão legislativa, que, neste ano, está marcada para 2 de fevereiro.

Se a proposta for desarquivada, ela terá que ser votada. Senão, será arquivada definitivamente no final da nova legislatura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES