Senadora do Piauí quer tornar limpeza de banheiros atividade insalubre

O projeto de Jussara Lima especifica que a medida valeria para os banheiros de grande circulação de pessoas.

Jussara Lima é senadora pelo Piauí | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um projeto de lei apresentado pela senadora Jussara Lima (PSD-PI) está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e propõe incluir a limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação na lista de atividades consideradas insalubres. O PL 4.534/2023 propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452, de 1943) e estabelece diretrizes para garantir a segurança e proteção dos trabalhadores envolvidos nessa atividade.

O projeto destaca que estabelecimentos nos quais as instalações sanitárias estejam disponíveis para mais de 20 pessoas serão considerados de grande circulação. Além disso, ressalta que a limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação não será equiparada à limpeza em residências e escritórios.

Leia Mais

A insalubridade, conforme a legislação, é determinada pelo grau do agente nocivo, considerando a natureza da atividade realizada pelo empregado durante sua jornada de trabalho, levando em conta limites de tolerância, taxas de metabolismo e tempos de exposição.

Condições insalubres, que ultrapassam os limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, implicam em um adicional de 40%, 20% ou 10% do salário mínimo ou do salário-base.

A justificativa da senadora destaca os riscos à saúde e integridade física dos profissionais envolvidos na limpeza de banheiros coletivos públicos, devido à exposição frequente a agentes biológicos, químicos e físicos. Ela argumenta que a atividade é "extremamente insalubre", exigindo medidas específicas de proteção e o reconhecimento dos direitos trabalhistas desses profissionais.

Jussara Lima observa a falta de regulamentação na CLT para atividades exercidas em condições insalubres, enfatizando que é responsabilidade do Ministério do Trabalho elaborar normas regulamentadoras. No entanto, destaca que não há impedimento para a regulamentação por meio de lei ordinária, comparando com a normatização das atividades de trabalhadores em motocicletas.

A senadora cita a Súmula 448 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que já reconhece a necessidade de pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo para a higienização de instalações sanitárias de uso público ou coletivo de grande circulação. Ela argumenta que é crucial fortalecer e detalhar a legislação para estabelecer regras mais precisas e abrangentes, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Segundo as regras propostas, o empregador será responsável por fornecer aos profissionais os equipamentos de proteção individual adequados, conforme regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego, visando à prevenção de riscos à saúde e segurança no desempenho de suas funções. Além disso, os profissionais terão direito a treinamentos específicos sobre boas práticas de higiene, manejo de produtos químicos e uso correto dos equipamentos de proteção individual, além de orientações sobre a utilização adequada dos produtos de desinfecção e sanitização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES