Servidores ligados a Ramagem e Anderson Torres são exonerados só 1 ano depois

A exoneração de ambos ocorreu apenas em outubro do ano passado, quase um ano após a posse do presidente atual, quando foram presos pela PF

Alexandre Ramagem - ex-chefe da Abin | Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Investigadores da Polícia Federal (PF) expressam críticas à atual cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por sua demora em adotar medidas concretas contra servidores suspeitos de envolvimento em um esquema de espionagem ilegal de autoridades.

Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki eram alvos de sindicância na própria Abin desde agosto de 2021, durante a gestão de Alexandre Ramagem, e permaneceram na agência sob o governo Lula. A exoneração de ambos ocorreu apenas em outubro do ano passado, quase um ano após a posse do presidente atual, quando foram presos pela PF.

A sindicância interna, que investigou Colli e Izycki, foi marcada por inconsistências e atrasos considerados injustificáveis pelos investigadores. A avaliação é de que é "inacreditável" manter servidores suspeitos, especialmente dado o relacionamento deles com Ramagem e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo exonerados somente após a prisão.

Luiz Fernando Correa, diretor atual da Abin, enfrenta críticas pela falta de ação nesse sentido, considerada "elementar" em órgãos sensíveis.

Cronologia e demora nas ações

A Abin utilizou o sistema First Mile, capaz de monitorar a localização de pessoas por meio de celulares, entre fevereiro de 2019 e abril de 2021. A ferramenta foi inicialmente utilizada, e somente posteriormente foram inseridas avaliações sobre sua legalidade.

Em agosto de 2021, após mais de dois anos do início do uso do sistema, o então diretor da Abin, Alexandre Ramagem, revisou o entendimento sobre a legalidade do First Mile sem justificativa declarada. Neste ponto, ele abriu uma sindicância para investigar Colli e Izycki, suspeitos de usar o First Mile. A PF indica que Ramagem agiu porque temia que os servidores pudessem denunciar o uso ilegal da ferramenta.

No mesmo dia da abertura da sindicância, Ramagem interferiu, concedendo a Licença para Tratamento de Assuntos Particulares a um dos servidores alvos da investigação. Os investigadores apontam inconsistências e demoras injustificáveis na sindicância.

Na operação de quinta-feira (25) para apurar monitoramento ilegal pela Abin durante o governo Bolsonaro, a PF apreendeu equipamentos pertencentes à agência, incluindo celulares e notebooks. Sete policiais federais, três servidores da Abin, e Ramagem foram alvos. A operação é um desdobramento da realizada em outubro do ano passado, e a PF investiga uma organização criminosa que teria se instalado na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades e outras pessoas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES