STF começa a julgar mais 70 denúncias relacionadas a atos golpistas

Até o momento, o Supremo já aceitou 1.176 denúncias relacionadas ao caso das 1.390 que foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR)

STF começa a julgar mais 70 denúncias relacionadas a atos golpistas | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (2), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento de mais 70 denúncias relacionadas aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. Naquela ocasião, centenas de indivíduos vandalizaram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) está atualmente avaliando o recebimento das denúncias relacionadas aos atos antidemocráticos. Nessa modalidade, os ministros têm um prazo para votar eletronicamente, sem a necessidade de deliberação presencial. Esta é a sétima série de acusações relacionadas a esse evento que está sendo analisada. A sessão está programada para se encerrar às 23h59 do dia 9 de junho.  

Até o momento, o Supremo já aceitou 1.176 denúncias relacionadas ao caso das 1.390 que foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), todas relacionados a dois grupos de infratores: pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo e aquelas que incitaram o movimento.  

Neste conjunto de denúncias, seis delas estão relacionadas a investigados acusados de envolvimento direto nos atos. Nesses casos, os crimes atribuídos são de maior gravidade, incluindo associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado ao patrimônio da União. 

As outras 64 denúncias em julgamento são relativas a incitadores dos atos golpistas, sobretudos aqueles que acamparam por semanas em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, local em que se pedia abertamente a intervenção militar sobre o resultado da eleição. Os crimes imputados são de associação criminosa e incitação à animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.  

Nas seis levas anteriores, o placar de julgamento foi sempre de 8 a 2 pelo recebimento das denúncias, ficando vencidos somente os ministros Nunes Marques e André Mendonça. Para eles, as denúncias apresentam problemas por não individualizarem a contento a conduta de cada acusado, entre outros pontos.  

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES